Pão de Açúcar lança linha de ovos de galinhas livres de gaiola

– 18/07/2017

O Grupo GPA anunciou um importante passo em linha com o seu compromisso público, firmado em março deste ano, em que se compromete a comercializar, até 2025, apenas ovos de galinhas criadas livres de gaiolas em suas marcas exclusivas. A partir deste mês, apenas três meses após o anúncio, a empresa inova na produção de ovos ao lançar uma linha produzida por galinhas livres de gaiola a um preço mais acessível do que as categorias Caipira e Orgânica.

Lançado com a marca Taeq, o produto é encontrado em embalagem de 10 unidades em toda a rede Pão de Açúcar do estado de São Paulo e das cidades do Rio de Janeiro/RJ, Curitiba/PR, Uberlândia/MG e Campo Grande/MS, além de lojas selecionadas do Extra das mesmas localidades. O produto custa, em média, 15% a mais do que os ovos convencionais – os caipiras chegam a custar 40%.

Criadas soltas e fora de gaiolas, este formato de produção garante às aves liberdade para ciscar, empoleirar, tomar banho de poeira e bater as asas. Além de receberem uma alimentação balanceada e água à vontade, elas são tratadas com todos os cuidados necessários para que possam se desenvolver de forma saudável expressando seu comportamento natural. Esses atributos no método de produção garantem o bem-estar animal e atendem as liberdades reconhecidas internacionalmente pela OIE – Organização Mundial de Saúde Animal.

As lojas Extra e Pão de Açúcar já comercializam ovos tradicionais, caipiras (em que as galinhas são livres de gaiola, ciscam no campo e sua alimentação é livre de antibióticos) e orgânicos (a galinha é livre de gaiola, cisca no campo e ingere ração feita com grãos orgânicos). Com esta nova linha, as redes criam uma alternativa aos clientes, trazendo nova opção de escolha e o atendimento aos diferentes perfis de consumo.

“O GPA foi a única varejista brasileira a assumir um compromisso público pelo bem-estar animal na produção de ovos e está sendo igualmente pioneira no desenvolvimento da cadeia produtiva com o lançamento de uma linha de ovos comuns de galinhas livres de gaiolas. Até 2025, toda a linha convencional de marcas exclusivas migrará para esta nova categoria”, explica Laura Pires, Diretora de Sustentabilidade do GPA. “O cuidado no lançamento deste produto passou pela escolha do fornecedor e por rigorosas auditorias, garantindo todos os critérios para a criação de galinhas livres bem como a qualidade sanitária dos ovos”, complementa Laura.

Hoje, o grande varejo representa menos de 10% da venda de ovos no país. Dessa forma, ao tornar público seu compromisso e iniciar a venda dos ovos comuns de galinhas livres de gaiolas, o GPA espera engajar o mercado varejista para que também assumam o compromisso e evoluam na discussão do bem-estar das galinhas poedeiras e inicie uma transição complexa, considerando a situação econômica atual do país e as características do setor produtor com baixa oferta de produtos provenientes de produção livre de gaiolas. “Acreditamos que somente com o compromisso público de todo o mercado, evoluiremos para uma transição completa”, conclui Laura.

Com a publicação deste documento, a companhia reforça seu alinhamento com as iniciativas do seu controlador, o Grupo Casino. O varejista francês foi pioneiro na questão de bem-estar animal das galinhas poedeiras no mercado francês, ainda em 2013, com a bandeira Monoprix.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta