Para 68% dos brasileiros serviço de saúde está cada vez pior no País, diz pesquisa
Câncer e Agora 04/01/2018 – 17h23 (Atualizado em 04/01/2018 – 17h23)
As denúncias sobre a falta de atendimentos, de leitos e de medicamentos em muitos hospitais da rede pública, e até da rede particular, são cada vez mais frequentes. Homens e mulheres que chegam a esperar por anos para conseguir realizar um exame preventivo. Também são inúmeros os casos de pacientes oncológicos que são abandonados no meio do tratamento pelos serviços de saúde.
Uma pesquisa realizada pelo DataPoder360, encomendada pela Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, mostra que 68% dos brasileiros acham que a situação dos serviços de saúde no País está piorando. Apenas 7% enxergam melhoras no sistema.
A pesquisa também revelou a opinião dos entrevistados sobre os operadores da saúde. Os hospitais foram os mais criticados: 39% avaliaram negativamente. Ainda de acordo com a pesquisa, os planos de saúde foram reprovados por apenas 18% dos entrevistados. Mas, é bom lembrar que, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), apenas um em cada quatro brasileiros possui plano de saúde.
O custo dos medicamentos foi outro ponto abordado pela pesquisa e que também tem agradado o brasileiro. Para 64% dos entrevistados, o que mais pesa no preço dos remédios são os impostos. E 55% afirmaram que já deixaram de comprar algum remédio por conta do preço.
Um pouco mais da metade (53%) diz bancar sozinha o pagamento dos medicamentos. Há, entretanto, uma parcela significativa dos brasileiros (23%) que adquire medicamentos por meio de algum programa ou (6%) usa farmácia popular ou outro sistema do governo.
Senado vota projeto que prevê repasse de impostos de medicamentos e derivados de tabaco à saúde
Está agendada para esta terça-feira (14), a votação do PLS 147/2015, que destina ao Fundo Nacional de Saúde o dinheiro arrecadado com impostos sobre medicamentos e derivados de tabaco. Pelo projeto, ficaria vinculada a arrecadação de quatro tributos. São eles: Imposto de Importação (II), Imposto de Exportação (IE), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ).
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!