Prefeitura anuncia fechamento de farmácia popular em Tangará da Serra (MT)
Segundo a prefeitura, mudança em repasse do governo federal causou fechamento. Cerca de 100 pessoas diariamente vão até a farmácia para retirada de medicamentos.
Por G1 MT
01/06/2017 16h50
A prefeitura de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, anunciou o fechamento da unidade de farmácia do programa Farmácia Popular, do governo federal, que funciona no município. A partir de agora, os pacientes que são beneficiados devem recorrer às farmácias conveniadas. O problema, no entanto, é que as unidades comuns oferecem apenas 25 medicamentos de graça ou com preços baixos, enquanto as populares têm 125 remédios.
O motivo para o fechamento, segundo a prefeitura, foi a mudança na forma de realizar os repasses para manter o programa. Antes 80% da verba eram gastos com as unidades e apenas 20% com os medicamentos. Agora, apenas os remédios vão ser bancados pelo governo federal.
Em Tangará da Serra, cerca de 100 pessoas por dia recorrem à farmácia para conseguir os medicamentos. No local, nove funcionários atendem a população. De acordo com a prefeitura, eles devem ser remanejados para outras unidades.
Quem necessita do benefício não ficou satisfeito com a decisão. “Agora vamos ter que tirar da boca para poder comprar, já que não podemos ficar sem os remédios”, declarou a dona de casa Sirene Antunes.
Segundo a prefeitura, os medicamentos que são distribuídos gratuitamente passarão a ser entregues em outros quatro pontos.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!