Prefeitura de Limeira orienta sobre medicamentos da Farmácia Popular

Última atualização 4 Janeiro, 2018

A Prefeitura de Limeira realiza uma ampla campanha informativa sobre a distribuição de medicamentos pelo programa “Aqui Tem Farmácia Popular”. Desde o dia 1º de janeiro, nove medicamentos para hipertensão, diabetes e asma estão sendo retirados nas farmácias inseridas no programa do Governo Federal. Para ter acesso aos medicamentos, a população deve apresentar receita válida da rede pública ou particular (com data, assinatura e carimbo do médico), documento de identidade (RG) e CPF do paciente. No caso de pacientes acamados, é preciso apresentar uma Procuração Simples registrada em cartório. A medida segue a orientação do Ministério da Saúde.

Um modelo do documento está disponível no site www.limeira.sp.gov.br/farmaciapopular – no menu de navegação no item Procuração – Acamados e Analfabetos. Para ter acesso ao modelo da procuração, basta o usuário fazer o download. Depois ele deve preencher o documento com todos os dados legíveis e assinar a procuração. O próximo passo é levar a procuração com todos os documentos originais citados para autenticação em um cartório mais próximo. A retirada dos medicamentos será feita mediante a apresentação da procuração e demais documentos na Farmácia Popular.

Nos casos em que o paciente acamado for analfabeto, pode ser feita uma “Procuração a Rogo”, que é a denominação dada à procuração passada por aqueles que não sabem ou não podem escrever, os analfabetos ou aqueles que não possam manifestar a sua vontade, por intermédio da escrita. Nesses casos, a procuração deve obrigatoriamente ser outorgada por instrumento público, o qual deve ser devidamente assinada “a rogo” do outorgante, isto é, a seu pedido, por outra pessoa.

Outras informações sobre a distribuição de medicamentos pelo programa “Aqui Tem Farmácia Popular” podem ser obtidas no endereço www.limeira.sp.gov.br/farmaciapopular, ou no telefone 3404-9842. Cartazes e panfletos explicativos também foram distribuídos em vários pontos da cidade. A prefeitura ainda realizou, no ano passado, uma reunião com representantes da Associação de Farmácias e Drogarias de Limeira (AFAL) e todos os estabelecimentos que participam do programa para orientações sobre as etapas da campanha e uso do material de comunicação.

Fonte: Rápido no ar

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta