Procon Estadual autua três supermercados da Barra e do Recreio

20/07/2017 – 16:47h – Atualizado em 20/07/2017 – 16:48h
» Ascom do Procon

Em duas filiais do supermercado Zona Sul foram encontradas duas irregularidades idênticas

O Procon Estadual, realizou, nesta quinta-feira (20/07), uma nova etapa da Operação Secos e Molhados, que desta vez vistoriou supermercados da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os três estabelecimentos vistoriados foram autuados e a fiscalização descartou, ao todo, 28kg e 904g de alimentos impróprios para o consumo.

No Zona Sul da Avenida das Américas, 16.237, Recreio dos Bandeirantes, os fiscais descartaram 10kg de filé mignon suíno vencido encontrado na câmara de carnes e 604g de queijo provolone sem especificação do prazo de validade na câmara da padaria. A fiscalização detectou que a embalagem de ovos de codorna em conserva estava informando na etiqueta uma data de validade diferente da determinada pelo fornecedor. O fabricante determinava dois dias após aberto e a etiqueta informava quatro dias de validade após aberto. Os fiscais determinaram a retirada do produto da área de vendas para a alteração imediata da etiqueta. O estabelecimento não apresentou à fiscalização o certificado do Corpo de Bombeiros.

Em outra filial do Zona Sul, esta localizada na Avenida Lúcio Costa, 4.700, Barra da Tijuca, a fiscalização descartou 18kg e 300g de alimentos vencidos. Entre eles estavam: 9kg de mistura láctea para rabanadas, 2kg de queijo muçarela e 5 litros de água de coco, todos na câmara resfriada da padaria. Outros 2kg e 300g de queijo brie, também fora da validade, estavam na câmara resfriada de queijos e frios. Ainda na câmara de queijos e frios, as estantes estavam enferrujadas.

Nas duas filiais do Zona Sul, a fiscalização constatou que, nas etiquetas com os preços referentes à promoção exclusiva para clientes com cartão ou chaveiro da rede, a fonte utilizada era maior que a fonte do preço normal do produto, induzindo os consumidores ao erro. Além disso, não estava disponível para os consumidores uma balança de precisão para a verificação do peso dos produtos.

Já na filial do Mundial localizada na Avenida Érico Veríssimo, 918, Barra da Tijuca, havia 7kg de queijo vencido na câmara de congelados. O piso da câmara do açougue era de cimento e estava com buracos e o rodapé quebrado. Na câmara de salgados, as estantes estavam enferrujadas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta