Procon flagra mais de uma tonelada de alimentos impróprios à venda em Nova Iguaçu

O Procon Estadual fiscalizou 10 estabelecimentos na segunda-feira nas cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Nova Iguaçu. No total, os fiscais descartaram uma tonelada, 276kg e 920g de alimentos impróprios para o consumo.

A maior parte dos artigos inadequados foram flagrados no Universo do Padeiro, que fica na Estrada de Austin, 1.101, Cacuia, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O estabelecimento tinha uma tonelada, 129kg e 100g de alimentos vencidos ou sem informação do prazo de validade. Alguns itens eram linguiças calabresa e fina, salsicha, mortadela e frutas secas cristalizadas. Os agentes do órgão de defesa do consumidor também constataram a presença alimentos no chão e de gatos no interior da loja.

No supermercado Vianense — na Avenida Brasil, 6.288, Bonsucesso, na Zona Norte do Rio —, havia muito mofo na área das câmaras frigoríficas, que invadiu até a caixa onde estavam armazenados 28kg e 500g de bacalhau mal armazenado. As câmaras tinham pallets de madeira, desrepeitando à legislação que determina que os suportes sejam de material lavável, ferrugem nas estruturas das prateleiras, piso quebrado e portas e portais enferrujados.

Em Bangu, na Zona Oeste do Rio, o Supermercado Intercontinental tinha 820g de linguiça de pernil vencida e alguns produtos sem especificação da validade: 15kg e 200g de linguiça de pernil e 2kg e 400g de peito bovino.

No mesmo bairro, o parque de diversões Aquamundi Kart e Diversões Aquáticas foi autuado porque proibia a entrada de clientes com comidas e bebidas. Além disso, não cotnava com guardião na piscina.

Não foram encontradas irregularidades no Carrefour Manilha, em São Gonçalo, e no Assai que fica na Rua Benjamin Constant 263, em Niterói. Todos os locais foram fiscalizados a pedido do Ministério Público Estadual, exceto o supermercado Vianense.

Confira todos os problemas:

1 – Supermercado Vianense (Avenida Brasil, 6.288, Bonsucesso): 70kg de linguiça calabresa vencida encontrada na câmara frigorífica. 28kg e 500g de bacalhau mal armazenado, em contato com caixa repleta de bolor e com odor e aspecto característicos de podre. Câmaras com pallets de madeira, ferrugem nas estruturas das prateleiras, piso quebrado e portas e portais enferrujados. Teto da antecâmara cheio de mofo.

2 – Drogarias Pacheco (Praça das Nações, 185, Bonsucesso): Ausência da revista do Preço Médio ao Consumidor (PMC). Ausência de preços em produtos expostos na vitrine, no balcão e no interior da loja. Produtos vencidos: 6 vidros de esmalte (3 de 7,5ml e 3 de 8ml).

3 – Universo do Padeiro (Estrada de Austin, 1.101, Cacuia, Nova Iguaçu): Produtos vencidos: 482kg e 500g de linguiça calabresa, 304kg de apresuntado, 90kg de ameixa sem caroço, 30kg de uva passa, 55kg de linguiça fina, 69kg e 300g de salsicha, 25kg de mortadela, 4kg e 500g de ovo de codorna, 1kg e 800g de requeijão, 2kg e 800g de pão de alho e 2kg de cheddar fatiado e mofado. Produtos sem especificação da validade: 56kg de frutas secas cristalizadas e 6kg e 200g de requeijão cremoso. Presença de gatos no interior do estabelecimento. Alimentos no chão e em pallets e estrados de madeira. Ausências do certificado de potabilidade da água e do alvará de funcionamento.

4 – Nando mercado (Rua Álvares de Azevedo, 101, Icaraí): Frios sendo vendidos com prazo de validade superior ao indicado pelo fabricante. Câmara frigorífica suja. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para limpeza. Produtos sem especificação da validade: 3kg e 100g de presunto de peru, 500g de presunto, 1kg e 500g de champignon, 2kg e 600g de salsicha, 6kg de azeitona, 14kg de carne, 1kg e 800g de carne moída e 1kg e 400g de linguiça. Ausência do certificado de dedetização. Os fiscais deram um prazo de 24 horas para a realização do serviço.

5 – Confeitaria Beira Mar (Rua Coronel Moreira César, 149, Niterói): Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros não atualizado, pois foi emitido antes das obras feitas no estabelecimento.

6 – Renascença administradora de imóveis (Rua Rodrigues Caldas, 631, Taquara, Jacarepaguá): Ausências do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações, do cartaz do 151 e do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram um prazo de 24 horas para a apresentação de contrato de locação.

7 – Aquamundi Kart e Diversões Aquáticas (Rua Roque Barbosa, 17, Bangu): Proibição de entrada no estabelecimento com comidas e bebidas. Ausências do alvará de funcionamento, do certificado do Corpo de Bombeiros, do Código de Defesa do Consumidor, do Livro de Reclamações e de guardião na piscina.

8 – Supermercado Intercontinental (Avenida Cônego de Vasconcelos, s/nº, Bangu): 820g de linguiça de pernil vencida. Produtos sem especificação da validade: 15kg e 200g de linguiça de pernil e 2kg e 400g de peito bovino. Câmara com piso quebrado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta