Produção de mel em alta no Norte de Minas
Da Redação
Adoçante natural, o mel de abelha é um dos produtos com potencial de comercialização na região de Minas Gerais. Um dos polos de produção fica no Norte do Estado, em Bocaiúva, na Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi). Incentivados por programas do governo federal, os associados aumentaram a produtividade em 50% em seis meses, após acesso às políticas sociais de fomento e incentivo à comercialização.
Dos 258 associados, 40% acessam políticas executadas pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Com recursos garantidos, os agricultores investiram na capacitação da cooperativa, na compra de maquinários, insumos e veículos novos. “Conseguimos agregar valor à nossa produção. Esse tipo de incentivo faz com que a gente tenha mais vontade de produzir”, enfatiza o presidente da Coopemapi, Luciano Fernandes.
A Cooperativa tem 18 mil colmeias, administradas por cerca de 1 mil agricultores familiares. Até julho deste ano, o grupo distribuiu aproximadamente 1,5 tonelada de mel para as escolas da rede estadual e municipal de Minas Gerais, por meio do Pnae, além de fornecer também para empresas privadas de exportação do produto.
Representatividade – De acordo com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o Estado é responsável por aproximadamente 12% da produção do mel e quase 90% de própolis verde do País, além de reunir aproximadamente 1,6 mil apicultores na região.
O crescimento da produção é orgulho para o agricultor familiar Júlio César Pereira. “Fiz um financiamento na área de apicultura pelo Pronaf há seis meses e tudo mudou. Ainda estou na expectativa do aumento da produção. Desde 2010 só tive benefícios”, assegura. Com informações do MDA.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!