Remédios para pacientes crônicos são mantidos em posto sem ar-condicionado no DF
'Equipamento quebrou há dias', dizem funcionários. Medicamentos devem ficar a temperatura máxima de 31 °C; termômetro na sala marcava 29,7 ºC nesta quarta.
Por G1 DF
18/10/2017 18h53
Pacientes que buscam medicamentos no Centro de Saúde nº 11, na 905 Norte, em Brasília, estão preocupados com a falta de refrigeração na sala onde ficam guardados anti-retrovirais, usados por pacientes com HIV, e medicamentos para pacientes com doenças crônicas. O equipamento de ar-condicionado da farmácia do posto "quebrou há dias", dizem os servidores, que não podem dar entrevista.
Segundo os funcionários, que preferem não ser identificados, a temperatura máxima para garantir o armazenamento adequado dos remédios é de 31 ºC. Durante a tarde desta quarta-feira (18), o G1 esteve no local e viu que há vários medicamentos na sala onde o termômetro registrava uma temperatura de 29,7 ºC.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde do DF, mas até a última atualização desta reportagem a secretaria não havia respondido aos questionamentos sobre a armazenagem da medicação.
Mesmo sem ar-condicionado, o posto da 905 Norte continua fazendo a distribuição de remédios controlados. Boa parte deles foi retirada da farmácia e colocada em uma sala ao lado, onde há ar-condicionado. Os pacientes trocam as receitas diretamente no depósito onde a temperatura é mantida entre 12 °C e 18 °C, ideal para preservar as condições recomendadas, dizem os servidores.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!