Reunião debate implementações do Sistema de Inspeção Municipal

Qua, 05 de Julho de 2017 14:01

    As Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento da Prefeitura de Franca, juntamente com representantes do comércio de alimentos, se reuniram com o prefeito Gilson de Souza, na última sexta-feira 30 de junho, para tratar de ajustes e implementações no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O SIM tem como propósito acompanhar e certificar a origem e condições dos produtos que são processados no âmbito do município, fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria de Saúde. O intuito maior do Governo Municipal foi de alinhar e integrar ações, obtendo um atendimento mais ágil para os profissionais que atuam com o comércio de alimentos – a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Desenvolvimento se preocupam em garantir que as condições de manipulação e conservação dos produtos alimentícios sejam adequadas de modo que cheguem aos consumidores com qualidade e prazo de validade.

     Com a presença de dirigentes dos principais supermercados e açougues da cidade, que comercializam carnes temperadas, foram definidas as adequações na Lei em vigor. De acordo com o Governo Municipal, é necessário que o processo de comercialização atenda plenamente as condições de segurança da população previstas em lei.

O papel do SIM

        Criado em outubro de 1996 e regulamentado em janeiro do ano 2000 pela Prefeitura, o SIM (Sistema de Inspeção Municipal) é ligado à Secretaria de Desenvolvimento e tem entre seus objetivos orientar comerciantes no sentido de regularizarem a situação dos estabelecimentos urbanos e rurais, levando sempre em consideração os padrões sanitários exigidos para a manipulação, processamento e industrialização de produtos alimentícios de origem animal, evitando os riscos de contaminação, minimizando danos à saúde pública através de certificação e garantia de qualidade dos alimentos para consumo humano.

      O SIM está instalado no Parque Fernando Costa e à disposição para passar orientações sobre obtenção dos registros do estabelecimento comercial, procedimentos corretos de manipulação de alimentos, entre outras informações sobre a legislação em vigor.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta