Sandoz quer reforçar presença no mercado
Fabricante está investindo R$ 2 milhões em ações em canais digitais e quer ampliar a capacitação oferecida aos profissionais do varejo. Mercado de genéricos no País acumula alta de 0% até maio
São Paulo – A farmacêutica Sandoz está investindo em ações nos canais digitais e ampliando seu programa de treinamento para ampliar a presença no varejo. A iniciativa visa ficar mais próximo das farmácias.
"Duplicamos a presença da companhia no varejo nos últimos três anos, focando no posicionamento de qualidade e na proximidade com as farmácias", afirma o diretor de marketing e inteligência de mercado da Sandoz Brasil, Guilherme Barsaglini.
O plano da divisão de genéricos e biossimilares do grupo Novartis passa por um investimento de R$ 2 milhões nas ações previstas pela empresa para os canais digitais.
"Nas ações voltadas para um produto [específico], o canal digital mostra mais nitidamente os resultados e isso ajuda bastante a mensurar o possível retorno e entender qual tipo de ação traz uma exposição maior e melhor."
Já as iniciativas voltadas ao treinamento e comunicação com profissionais que atuam no varejo farmacêutico são mais difíceis de mensurar, comenta Barsaglini.
"Quando falamos de trabalhar com um conceito e tentar posicionar a Sandoz como uma parceira do farmacêutico, é um ganho mais subjetivo e não buscamos necessariamente um retorno especifico nessa ação", cita.
Mesmo sem esperar um retorno quantitativo com o investimento no varejo, o executivo ressalta a importância da educação continuada oferecida aos farmacêuticos.
"Principalmente nesse momento que população não tem tanto acesso à consultas, o farmacêutico é importante para dar informações aos pacientes, esclarecer dúvidas e explicar sobre as interações medicamentosas", comenta.
Segundo ele, as ações de capacitação da empresa já atingiram mais de 11 mil profissionais no último ano, o dobro de 2015. "Neste ano, devemos superar 20 mil treinamentos."
Mercado
Dados do setor mostram que o segmento de genéricos continua apresentando desempenho melhor, com alta de 11,3% nos volumes comercializados de janeiro a maio, frente ao mesmo período de 2016.
Já o segmento de medicamentos prescritos avançou 0,4% na mesma comparação, conforme dados do IMS Health compilados pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma).
Barsaglini conta que a Sandoz sempre se preocupou em ter uma presença ampla no mercado brasileiro. "Temos mais de 74 mil farmácias espalhadas pelo Brasil, mas a distribuição ainda é desigual Então estamos trabalhando para não atuar só nos grandes centros."
Jéssica Kruckenfellner
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!