Secretaria diz que retoma amanhã fornecimento de medicamento para transplantados
Suzy Scarton
A falta de planejamento na distribuição de remédios é uma recorrente reclamação dos usuários que, ao procurar às farmácias estaduais, saem de mãos abanando. Desta vez, a medicação que falta na Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado, localizada na avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre, é a ciclosporina (25 miligramas e 50 miligramas), droga que suprime as reações imunológicas que causam rejeição a órgãos transplantados.
Em agosto, houve problemas nos prazos de distribuição, e o remédio ficou indisponível em farmácias de todas as regiões do Rio Grande do Sul, inclusive a da Capital. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), no entanto, afirma que a ciclosporina deve voltar aos estoques nesta quinta-feira.
De acordo com a pasta, não há uma lista pública na qual conste o nome dos medicamentos que estão em falta nas farmácias. A única alternativa para o usuário é verificar em que ponto se encontra o processo administrativo que permitirá a liberação do medicamento solicitado.
O remédio é distribuído gratuitamente, mas também pode ser adquirido em farmácias comuns. O preço varia entre R$ 127,00 e R$ 155,00.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!