Setor atacadista distribuidor cresce 0,7% em 2017
Por Redação SM – 27/04/2018
Em 2017 o segmento atacadista distribuidor cresceu 0,7% em termos reais e 3,7% em termos nominais, atingindo faturamento de R$ 259,8 bilhões. Assim garantiu aos agentes de distribuição uma fatia de 53,6% do mercado mercearil nacional, que compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais e atingiu a soma de R$ 484,9 bilhões em 2017. É o décimo terceiro ano consecutivo em que a participação do atacado distribuidor nesse mercado permanece superior a 50%.
Os números são apurados a partir de dados fornecidos voluntariamente por empresas do setor associadas à ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) e analisados pela consultoria Nielsen, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração).
Representatividade
Com o número recorde de 614 respondentes, o Ranking ABAD/Nielsen 2018 – ano base 2017 obteve uma amostra equivalente a 40,8% do faturamento do setor, com dados de empresas de todas as regiões do país. O estudo destaca as maiores em cada modelo de negócios e atesta a importância do setor no conjunto da economia nacional, para conhecimento do mercado e dos órgãos políticos e governamentais.
O segmento responde por 95% do abastecimento dos varejos tradicionais e dos pequenos mercados (1 a 4 checkouts), 85% do abastecimento de bares e 45% do que é fornecido aos varejos de farma-cosméticos.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!