Soluções para a gestão da cadeia de suprimentos
Giassi Supermercados, em parceria com a NeoGrid, investe com o objetivo de reduzir a falta de produtos nas prateleiras de seus pontos de venda
Com o objetivo de reduzir a falta de produtos nas prateleiras de seus pontos de venda, o Giassi Supermercados, uma das maiores redes varejistas do Sul do Brasil, firmou uma parceria com a NeoGrid, empresa de soluções para a gestão da cadeia de suprimentos. O projeto utiliza como base o OSA NeoGrid, solução inovadora que possibilita identificar os motivos das faltas em gôndola e ainda saber quanto dinheiro é perdido devido à indisponibilidade.
No projeto piloto utilizando o OSA, o Giassi realizou uma auditoria nas seções de maior giro de estoque em uma de suas lojas. A partir dos indicadores gerados pela solução, a empresa pode tomar algumas ações para aumentar a oferta de produtos para os shoppers e, assim, diminuir a perda de vendas. Entre elas, a mudança de parametrização dos pedidos de reposição de sábado e segunda-feira, aumentando o volume de fim de semana; maior acompanhamento de férias e folgas dos repositores da loja, para garantir melhor abastecimento da gôndola; e alterações nos horários de promotores em loja, conciliando com reposição e vendas.
Com as alterações nos processos, o retorno foi rápido e positivo. “Os resultados foram muito bons. Tivemos uma redução de 30% para 8% nos itens com indisponibilidade na gôndola”, conta Adriana da Rosa Benfatto, Gestora de Categorias do Giassi Supermercados.
Adriana conta ainda que o OSA é muito importante para o processo porque verifica não só itens sem venda, mas também aqueles com venda abaixo da expectativa. “Isso complementa o acompanhamento de produtos que deixam de vender por estarem no depósito da loja e estoque virtual”, explica.
Para Mario Ruggiero, diretor de produto e marketing da NeoGrid, apenas uma solução automatizada, com tecnologia de ponta, permite a tomada de decisão de forma ágil sobre os motivos pelos quais os produtos não estão disponíveis na gôndola. “Ao identificar se a causa foi logística ou de execução de loja, o OSA possibilita às indústrias e aos varejos adequarem todo o processo de produção e distribuição das mercadorias com muita agilidade, evitando assim que ocorram faltas e excessos de estoque”
O Giassi pretende, a partir de agora, aplicar as auditorias nas demais unidades da rede.
SAIBA MAIS. Com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a NeoGrid é uma empresa brasileira em constante crescimento e líder desde 2008 (IDC) no mercado nacional de soluções para a gestão de Supply Chain. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas e, ao mesmo tempo, a redução de estoques. No Brasil, a NeoGrid monitora os estoques e as vendas das redes de supermercados, eletrônicos, materiais de construção e farmacêuticos, disponibilizando aos fornecedores visibilidade diária das vendas ao consumidor e níveis de estoques nas lojas e centros de distribuição, permitindo uma rápida reação da cadeia à demanda do mercado; reduz erros de processos entre indústria e varejo ao integrar e padronizar seus sistemas de informação; e planeja as operações, a distribuição e a reposição de estoques, controlando seus excessos com base no consumo real. Em 2014, pelo terceiro ano consecutivo, a NeoGrid foi premiada por sua inovação no cenário do varejo pela revista americana Supply Demand Chain Executive (SDCE Award). No mesmo ano, ainda foi reconhecida nos Estados Unidos na categoria “Excelência na cadeia de suprimentos” pelo Pros to Know Award. // Atualmente o Giassi Supermercados mantém unidades em Içara, Araranguá, Criciúma, Sombrio, Tubarão, Palhoça, São José, Blumenau e Joinville. A previsão da empresa é inaugurar no segundo semestre de 2017 uma nova loja em Jaraguá do Sul e iniciar as obras em Itajaí. Com sede em Içara (SC) o Giassi conta com 5,3 mil colaboradores. Pelo ranking nacional dos supermercados é o 2º colocado em Santa Catarina, 5º na região Sul do Brasil e 24º no cenário nacional. Em 2016 a rede faturou R$ 1,7 bilhão.
Alimento Seguro, Jun/17. Com Core Group – karina@coregroup.com.br
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!