Supermercadistas de MT debatem medidas preventivas e fiscalizações

Da Redação

A Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) realizou um painel sobre Medidas Preventivas e Fiscalização em Supermercados voltado para gestores e colaboradores do setor. O assunto, de grande interesse dos varejistas, reuniu o advogado Rodrigo Palomares e representantes do Procon Municipal de Cuiabá e do Inmetro para um debate enriquecedor, tendo como mediador o assessor jurídico da ASMAT, Hudson Schmitt. O painel aconteceu na tarde da última quinta-feira (26.10), no auditório da ASMAT, em Cuiabá, e contou com a participação de 120 pessoas.

Segundo o presidente da ASMAT, Alessandro Morbeck, a entidade tem uma preocupação muito grande em discutir temas que dizem respeito com o dia a dia dos supermercadistas e seus colaboradores. “O acesso à informação e qualificação dos trabalhadores do setor é fundamental para evitar erros que podem gerar autuações, sem falar no atendimento aos clientes, que devemos estar sempre melhorando”, alertou.

O advogado Rodrigo Palomares enalteceu a iniciativa do painel, tendo em vista a importância do tema para os supermercadistas. “Todo fornecedor precisa ter uma boa relação com o consumidor, estar atento e saber o Código e direitos do consumidor, além de agir de acordo com as normas da fiscalização para prevenir eventuais irregularidades. Por isso a discussão do assunto é de grande relevância para o segmento”, pontuou.

Os representantes do Procon, Pierri Pedroso (fiscal) e Alexandre Albuquerque (assessor jurídico) tiraram dúvidas e explicaram sobre o funcionamento das fiscalizações orientativas e repressivas. Já Márcio Toledo, diretor e técnico do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), como órgão delegado do Inmetro, e a diretora Jurídica do Inmetro, Elaine Barros Prado, pontuaram sobre as fiscalizações.

“O Inmetro é um órgão que executa suas atividades pensando em colocar no mercado produtos de qualidade e que não vão oferecer nenhum tipo de risco à saúde e segurança do consumidor. O nosso trabalho nos supermercados é fiscalizar as medidas para que não ocorram prejuízos para o consumidor e o fornecedor”, explicou Toledo.

Participaram do evento representantes dos Supermercados Juba, América, Himitsu, Iguaçu, União, Residencial, Bom Gosto, São Jorge, JM, Mercado Legal, 3 Irmãos, Universal, Ipase, Big Boss, SB, Bom Preço, Parque Cuiabá, Comper, Serve Mais, Extra Hipermercado e Fort Atacadistas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta