Supermercados contam com festas juninas e Dia dos Namorados para alavancar vendas
Vendas de vinhos para o Dia dos Namorados deve ajudar a alavancar as vendas de supermercados
Em um cenário de readequação dos hábitos de consumo e de diminuição das margens para as empresas de varejo, o setor supermercadista gaúcho está apostando nas datas especiais de junho – as festas juninas e o Dia dos Namorados – para alavancar as vendas.
Em coletiva realizada nesta quinta-feira (1º), o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, destacou que, apesar de tradicionais no Nordeste do País, as festas juninas vêm se popularizando também no Rio Grande do Sul e devem responder por uma alta de 6% nas vendas de itens típicos em relação às comemorações do período no ano passado. Também em junho, o setor prepara os estoques de vinhos, caixas de bombons e de flores para a chegada do Dia dos Namorados, a ser comemorado dia 12.
Segundo Longo, a procura dos clientes por canjiquinha, rapaduras e amendoim chega a aumentar 500% em relação aos demais meses do ano durante o período de Festas Juninas. Mais popular em outros períodos do ano, a pipoca para micro-ondas tem as vendas elevadas em cerca de 200%, enquanto a pipoca para panela, em 150%. "As festividades também beneficiam fabricantes gaúchas de doces derivados da cana-de-açúcar, que chegam a dobrar sua produção no período e mantêm este volume de vendas até o final do inverno", destaca Longo, lembrando que o rigor do inverno gaúcho oportuniza que empresas de pequeno e médio portes também aproveitem o momento para vender vinhos e pipocas.
De acordo com os dados apurados pela Associação, a chegada do frio também é comemorada pelos empresários do ramo supermercadista. “Precisamos de estações bem definidas para que os itens sazonais tenham sua expectativa de procura atingida. Para o comércio, o ideal é que o verão seja bem quente e o inverno bem frio”, destaca Longo.
De olho na previsão de baixas temperaturas, os supermercados também projetam um crescimento de 7% nas vendas de vinhos para o Dia dos Namorados deste ano, na comparação com a data de 2016. O setor prepara ainda a comercialização de 1,4 milhão de caixas de bombons para a data, número 5% superior ao ano passado.
“Para o Dia dos Namorados, também são um público-alvo os ‘eternos namorados’, casais com mais de 40 anos que apostam em um jantar romântico em casa para agradar o parceiro. Além dos vinhos, este nicho de mercado buscará massas, chocolates e sobremesas nas lojas do segmento”, prevê Longo.
Com relação às flores, cada vez mais empresas de pequeno e médio portes incorporam esta opção de presente em seu mix. “Hoje, os supermercados já contemplam flores para todos os bolsos, com preços entre R$ 5 e R$ 100. Este é um grande diferencial”, observa Longo.
No quesito preços, o estudo da Associação mostra ainda que o vinho (+15%), o refrigerante (+11,7%) e o milho (+11,2%) foram os itens que mais subiram na comparação com o mesmo período de 2016. Enquanto isso, as frutas (-11,2%) e a cerveja (-2,3%) apresentaram retração nos valores.
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