Supermercados contribuem para alta de 6,4% no varejo em setembro, diz IBGE
Supermercados, móveis e eletrodomésticos e vestuário e calçados são os que mais cresceram de acordo com a PMC, Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE
Supermercados contribuem para alta no varejo em setembro: Crédito: Douglas Luccena
Os setor dos supermercados foi o que mais contribuiu com a alta de 6,4% no varejo brasileiro em setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (14).
Os supermercados cresceram 6% em vendas e são responsáveis por 2,9% da taxa global do varejo. Já a maior variação positiva nas vendas foi do setor de móveis e eletrodomésticos, com 16,6% e vestuário e calçados (11,7%).
Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui as vendas do setor automobilístico, o crescimento foi ainda maior, de 9,3% nesses 12 meses.
Em relação a agosto deste ano, as vendas de setembro apresentaram variação de 0,5%. No acumulado de 2017, o resultado alcançou alta de 1,3%.
Quedas
Os combustíveis foram o que tiveram maior queda no comércio entre setembro de 2016 e 2017. O recuo foi de 4,1%.
Outro setor que teve diminuição nas vendas foi o de livros, jornais, revistas e papelaria. A queda foi de 6,4%.
Em nota, o IBGE ouviu a economista Isabella Nunes, responsável pela pesquisa. Para ela, o avanço no setor de supermercados e nas vendas em geral está associado ao aumento da renda da população e à queda do desemprego.
“Comprar alimentos e remédios são atividades básicas na vida das pessoas. Então, qualquer aumento na renda vai impactar os resultados das vendas nessas áreas”, explica Isabella.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!