Supermercados devem abrir aos domingos a partir de novembro, no Espírito Santo
O decreto que faz parte da Reforma Trabalhista tornará supermercados serviço público essencial como farmácias, que devem funcionar mesmo que em sistema de escalas, durante os domingos
O decreto que faz parte da Reforma Trabalhista do governo federal, previsto para ser assinado no próximo dia 16, tornará supermercados serviço público essencial como farmácias, que devem funcionar mesmo que em sistema de escalas, durante os domingos.
Mas os supermercados continuarão fechados no domingo, pelo menos até o dia 31 de outubro, data que termina a convenção entre o Sindicomerciários, Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), em vigor atualmente.
Definição
O superintendente da Acaps, Hélio Schneider, diz que a expectativa é que até o dia 1º de novembro já esteja definido um novo acordo com as definições para a abertura dos supermercados, pagamentos e folgas dos funcionários. “Durante o mês de outubro vamos realizar reuniões para definir quais estabelecimentos devem abrir, como será a remuneração dos funcionários, folgas, horas extras, essas coisas”, informa.
O Presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, afirma que é de interesse da federação que a partir desta data os supermercados funcionem aos domingos. “Pode estar certo de que nós jamais vamos sentar à mesa novamente para definir que os supermercados fechem aos domingos. Nós temos vários comerciantes que já trabalham com a expectativa de abrir seus estabelecimentos”, garante.
Sindicato
Já o presidente do Sindicomerciários, Jakson Andrade, garante que o sindicato vai reivindicar a manutenção dos direitos adquiridos. “Na segunda quinzena de setembro vamos entregar a nossa proposta à Acaps e a Fecomércio para iniciar as negociações. Queremos continuar com as folgas, e acertar outras pautas da categoria,” ele diz.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!