Supermercados devem destacar produtos com prazo de validade próximo do vencimento
A Promotoria explicou, ainda, que o encontro com as empresas visa a construção conjunta de estratégias para melhorar esse atendimento ao consumidor e evitar prejuízos aos dois lados.
19/5/2017 | 19:40
Paulo Silva
Editoria de Política
A Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Amapá (MP-AP) reuniu, nesta sexta-feira (19/5), com os representantes de supermercados e comércio varejista de alimentos para debater ajustes nos empreendimentos que facilitem a identificação de produtos com data de validade próxima ao vencimento. Os dirigentes do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) também participaram do encontro.
“Sabemos que os supermercados colocam nas primeiras filas das prateleiras os produtos próximos da data de vencimento para facilitar a venda. Ocorre que o consumidor, em muitos casos, precisa de várias unidades e sem perceber acaba perdendo a mercadoria depois. O que nós queremos é melhorar o nível de informação para que os clientes saibam exatamente o que estão comprando”, exemplificou o titular da Promotoria, promotor de Justiça Luiz Marcos.
A Promotoria explicou, ainda, que o encontro com as empresas visa a construção conjunta de estratégias para melhorar esse atendimento ao consumidor e evitar prejuízos aos dois lados. Foi utilizado como exemplo o que já ocorre em outros países, como Austrália e Japão, onde os produtos próximos ao vencimento são separados e vendidos com preços bem mais acessíveis.
O presidente da Associação Amapaense dos Supermercados (Amaps), Itamar Costa, assegurou que as empresas locais já utilizam diversos sistemas de controle das mercadorias e vendas promocionais. “Apesar das dificuldades, em razão da variedade de itens colocados à venda, tomamos bastante cuidado, mas é possível avançar e estamos dispostos a isso”, disse.
Para o diretor-presidente do Procon, Eliton Franco, é dever dos órgãos de fiscalização e defesa do consumidor pensar, também, em prevenção. “ Podemos nos adiantar ao problema. Sabemos da complexidade para controlar mais de 20 mil itens, mas podemos adaptar iniciativas que estão dando certo para a nossa realidade. Poderíamos fazer um cronograma de avanços, a começar pelo setor de laticínio, que possui um ciclo de vida bem mais curto”, sugeriu.
Outros empresários e gerentes de empreendimentos contribuíram com propostas para ajustar rapidamente a venda desses produtos. Uma das ideias é colocar ao final de cada gôndola os itens em promoção em razão da data de validade, com todas as informações bem visíveis ao consumidor. Ao final da reunião, foi pactuado um próximo encontro para apresentação de novas sugestões, que devem subsidiar a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
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