Supermercados iniciam as promoções pós-Natal em Sorocaba

28/12/17 | Priscila Fernandes – priscila.fernandes@jcruzeiro.com.br

Preços das aves congeladas baixaram entre 25% e 30% nos supermercados – FÁBIO ROGÉRIO

Passado o Natal, alguns itens típicos da ceia natalina ainda podem ser encontrados nas prateleiras dos supermercados, mas com preços mais convidativos. Os descontos atingem especialmente as aves natalinas, como o peru e o chester, que chegavam ontem a custar 30% menos em alguns locais. Para os fãs de produtos da época, é uma oportunidade de aproveitar os sabores natalinos por mais tempo e mais barato.

"Os supermercados têm uma grande preocupação no pós-Natal de ficar com o estoque retido, pois precisam liberar espaço nas gôndolas para o próximo ciclo, que é o verão", explica o economista da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Thiago Berka. Desta forma, os panetones, aves natalinas, vinhos e frutas secas darão espaço para as cervejas e sucos, típicos da estação mais quente do ano. Entre os produtos de Natal estão também os chocolates, normalmente dados como presentes. "O Natal é a segunda melhor data para a venda de chocolates do ano", observa.

Isac procura preços mais baixos – FÁBIO ROGÉRIO

Neste ano, a expectativa da Apas é de ter faturado com o Natal de 1,5% a 2% mais que no ano anterior. A perspectiva é bem melhor que a de 2016, quando o setor amargou queda de 5% na venda de panetones, ficando com grande estoque. O economista aponta que para este ano os supermercados não devem acumular um estoque tão grande, ficando com um volume típico da época, que será liquidado por meio de descontos. "O consumidor vai encontrar muitas promoções interessantes", diz.

Aves natalinas

Carlos: aves não são para Réveillon – FÁBIO ROGÉRIO

O gerente da unidade do bairro Árvore Grande da Coop, Reginaldo Lopes, explica que as promoções, por enquanto, estão concentradas nos congelados típicos de Natal. "As aves natalinas baixaram em torno de 25% a 30%", diz. Ele conta que os outros produtos de fim de ano costumam ter quedas maiores de preço após o ano-novo. Os panetones, por exemplo, seriam alvo de renegociação com as fornecedoras em janeiro.

Para o aposentado Pedro Lopes, 64 anos, pesquisar promoções em vários locais é importante para economizar. "Temos que dar uma segurada, porque a situação não está fácil", observa. O vigilante Carlos Roberto Coelho Gonzales, 51 anos, lembra que apesar de estarem em promoção, as aves não costumam figurar nas ceias de ano-novo, pois de acordo com a tradição popular, não se deve comer animais "que ciscam para trás" na data, evitando assim não progredir no ano seguinte. Contudo, ele pondera bem-humorado que essas promoções podem ser aproveitadas para o consumo na semana seguinte, e vê os descontos pós-Natal como uma boa opção para economizar. "É gostoso e vale a pena", aponta.

Na unidade de Sorocaba do supermercado Boa, vários produtos da época ganharam descontos. "Nós já estamos com promoções, aproveitando o encerramento do ano", aponta o gerente Luís Carlos da Silva. "Hoje estamos trabalhando forte nos preços do peru, chester e houve também uma queda de preços nos panetones", conta.

Fábio comprou um panetone – FÁBIO ROGÉRIO

O operador de máquinas Fábio de Oliveira Presença, 39 anos, aproveitou para adquirir por R$ 7 um panetone que antes das festas tinha encontrado por cerca de R$ 12. "Está em um preço um pouco abaixo do que estava", observa. O aposentado Isac Vieira de Barros, 63 anos, acredita que esse tipo de promoção atrai o consumidor. "(Compro) onde eu achar o preço mais em conta", diz.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta