Supermercados: setor otimista
RODOLFO COSTA
Enviado Especial
Publicação: 15/09/2017 04:00
Atibaia (SP) — O cenário de forte desaceleração da inflação favorecerá a redução sustentável dos juros e o crescimento gradual da economia. É o que avalia o economista-chefe do Banco Safra, Carlos Kawall. No último dia da 51ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), ele traçou a empresários do setor um cenário otimista para a retomada da atividade. A expectativa dele é de que os preços subam este ano, em média, 3,3% no mercado de bens e serviços.
A projeção de Kawall para 2017 está acima da média das expectativas de analistas consultados pelo Banco Central (BC), de 3,14%. Para 2018, porém, o cenário deve ser mais ameno do que os agentes econômicos esperam. Na avaliação de Kawall, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ter alta de 4% no próximo ano. A estimativa do mercado é de 4,15%.
Alimentos
O quadro traçado pelo economista é influenciado, sobretudo, pela deflação do grupo de alimentação e bebidas. O cenário positivo deve levar a taxa básica de juros (Selic) a encerrar 2017 em 7% ao ano. Em 2018, segundo ele, a taxa referencial do sistema financeiro deve ficar em 6,5% — abaixo da previsão do mercado, de 7,25%.
“Os elementos atuais nos levam a crer que a queda não será artificial e pontual, que dure dois ou três meses. Em função da melhoria dos fundamentos econômicos, podemos sustentar a taxa de juros baixa pelo menos até o início de 2019”, disse Kawall. De acordo com o economista, quando voltar a subir, a Selic não retornará ao patamar de dois dígitos.
Pelas expectativas do Banco Safra, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 0,6% neste ano e avançar 2,5% no próximo. As previsões foram bem recebidas pelos empresários. O presidente da Abras, João Sanzovo Neto, prevê que a melhora na economia permitirá alta de 1,5% da receita real do setor este ano, além de uma gradual melhora dos investimentos no setor. “Os supermercadistas estão otimistas e entusiasmados com o processo de retomada do consumo”, ressaltou.
* O jornalista viajou a convite da Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
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