Temporada de cervejas de inverno
Faz algum tempo que cerveja de supermercado deixou de ser sinônimo de cerveja qualquer. A oferta variada firmou (com oscilações, especialmente nas redes maiores, como Pão de Açúcar). Quem se interessa por cerveja mas não a ponto de se deslocar até uma loja especializada pode explorar uma parte desse território enquanto faz as compras da semana.
De rótulos das gigantes cervejeiras – Ambev e Heineken – a garrafas de cervejarias artesanais, dá até para montar uma seleção de supermercado com cara de inverno (as escuras bem adocicadas, tipo Malzbier, Caracu, Petra, são boas só para cozinhar mesmo – ficam ótimas em ensopados de carne).
Cuidados especiais
Por mais que as cervejarias cuidem, a cerveja no supermercado sofre um bocado. Pode ficar no estoque no calor, pode fazer aniversário na gôndola, portanto as chances de levar para casa uma garrafa que não faça jus à cerveja aumentam. Portanto, vale prezar pelas aparências: dê uma boa olhada no rótulo, na tampa, na garrafa. Se estiver com cara de cansada, deixe descansando ali mesmo. Ferrugem na tampinha, sinais de vazamento, rótulo desbotado são maus sinais.
Mas mesmo tomando cuidados, não é impossível levar pra casa uma cerveja sofrida. Se abrir, tomar e achar que não está gostosa, – e se ela não for exageradamente amarga – transforme a cerveja em ingrediente e prepare com ela um bom ensopado de carne ou frango. Mas, se ela estiver imbebível, o negócio é o ralo mesmo. Não hesite.
BADEN BADEN
RED ALE
Fácil, descomplicada, agradável. Tem um leve adocicado e um amargor tranquilo (que equilibra o dulçor mas não faz com que a cerveja entre na categoria amarga para valer). É uma cerveja que tem presença sem precisar falar alto. Companhia acertada para longas tardes friorentas e para chili com carne.
MADALENA STOUT
Acolhedora sem ser doce nem cansativa. Tem um tostadinho, caramelo, leve dulçor e é pouco alcoólica (só 5,5%). É fácil, fácil, do tipo que você toma um susto quando a garrafa termina. Combina bem com purê de batata com almôndegas, com carne de panela, com carne moída. Pense em comida reconfortante. Deu supercerto com ensopado de feijão branco, linguiça e alecrim
DAMA ESB
Dama é boa escolha. A cervejaria tem de pilsen correta a IPA explosiva (a Dama Tupi, uma delícia). Essa ESB é presença garantida quando tem Dama no supermercado. E é uma diversão. Tem dulçor, amargor forte, é perfumada e gorducha, estilo sisuda com sorrisinho, enfim, um charme. Combina com sanduíche de pernil.
SCHORNSTEIN IPA
Em lojas especializadas, essa IPA é opção certeira para tomar uma cerveja sem gastar muito. Nos supermercados, é opção garantida para tomar uma cerveja certeira. Deu pra entender? É a menos invernal desta seleção, mas combina com algumas situações típicas desta época do ano. Exemplo: churrasco. Vai bem com costelinha também. E tudo que exige uma cerveja mais atrevida.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!