Tevec usa Inteligência Artificial para garantir produtos da Danone em pontos de venda de todo o País
Segunda, 23 Outubro 2017 14:46 Escrito por Orlando Oliveira
A Tevec usa a Inteligência Artificial para garantir que os consumidores da Danone encontrem seus produtos preferidos nos pontos de venda espalhados pelo Brasil. Há um ano, as duas empresas mantêm parceria para automatização do processo de previsão de demanda.
A solução da Tevec permite a entrega da quantidade ideal de cada produto, em cada loja semanalmente. Ou seja, não falta, nem sobra nenhum item. “A iniciativa de buscar uma ferramenta tecnológica para atuar na redução de perdas está dentro de uma diretriz estratégica global da Danone, já que este indicador é um dos que mais afetam os resultados de eficiência operacional”, destaca Xavier Serres Escoda, Diretor de TI da Danone.
Com a implantação do novo sistema da Tevec, a Danone reduziu as perdas em 6%. Também conseguiu aumentar as vendas em 10 pontos nas lojas em que o sistema foi instalado. A novidade já está presente em 370 lojas do país e o plano é que chegue a 700 no fim do ano.
“É a primeira vez que a Danone – em específico a divisão de produtos lácteos frescos – consegue integrar essa nova ferramenta de inteligência artificial. A área de TI da Danone impulsionou essa inovação, pois identificou que a iniciativa iria trazer valor agregado para o negócio. Vamos conseguir colocar no ponto de venda a quantidade correta do produto, no lugar certo, evitando o desperdício de produtos”, conclui Xavier.
“Desde que a Danone começou a usar a plataforma da Tevec, reduziu significativamente a ruptura nos clientes que participam do projeto, assim como o índice de perdas de produtos nas lojas. Para produtos perecíveis e com validade curta, acertar o balanço de estoque é essencial para minimizar as perdas por vencimento, sem deixar que o produto falte no ponto de venda, destaca Mariana Albernaz, responsável da área de Customer Service da divisão de produtos lácteos frescos da Danone. “A ferramenta visa melhoria de disponibilidade de produtos nas gondolas, e como consequência de uma melhor gestão de pedido, também entrega uma redução de perdas para a Danone e para os varejistas”, finaliza.
Antes do uso da Inteligência Artificial, o ciclo de abastecimento da Danone era baseado na experiência do vendedor, que definia, junto com o profissional de compras do varejo, o mix de produtos e as quantidades para reabastecimento das lojas. “Uma decisão sem embasamento matemático profundo, não considerava previsão detalhada de sazonalidades, alterações climáticas, feriados, localização de lojas, desempenho de operador logístico, entre outras variáveis que impactam na demanda e nos prazos de entrega”, informa Bento Ribeiro, sócio fundador da Tevec.
Hoje, todos esses fatores entram nos cálculos matemáticos da Inteligência Artificial que processa bilhões de combinações e decide a quantidade ideal de abastecimento sem interação humana. Em alguns casos para atuação in loco, o vendedor recebe na tela de seu smartphone ou tablet uma Sugestão de Pedido de Reabastecimento gerada pela Plataforma Tevec.
Esse profissional passa a ter informação precisa sobre o mix e as quantidades a serem vendidas para cada ponto de venda. Assim, pode se dedicar a negociação e conquista de mais negócios, deixando de lado atividades operacionais.
“O mix de produtos da Danone é grande, com giro muito variado considerando cada ponto de venda. Fatores como a localização da loja e o tipo de compra do consumidor (se consumo imediato ou abastecimento do mês) fazem com que a demanda seja difícil de prever. Uma ferramenta com inteligência artificial garante que a previsão de vendas fique cada vez mais assertiva, e, portanto, o nível de estoque esteja adequado em loja também”, completa Mariana Albernaz, responsável da área de Customer Service da divisão de produtos lácteos frescos da Danone.
Além do ponto de venda
Outra vantagem é que o Sistema Tevec monitora os riscos de todos os pontos de movimentação, permitindo que a equipe de operações da Danone seja pró ativa na prevenção de rupturas e perdas ao longo de toda a cadeia de suprimentos
Sobre a Tevec
A plataforma TEVEC é uma ferramenta de implantação simples que pode ser acoplada aos processos de negócio relacionados a cadeia logística, dando previsibilidade e maior capacidade de reação num ambiente complexo de demanda.
Nossos algoritmos permitem identificar com precisão padrões de comportamento das séries de dados e os fatores que afetam seus consumidores, antecipando o futuro com alta precisão, incluindo vendas constantes e sazonais, campanhas de marketing e alterações do comportamento econômico do consumidor.
Entre as empresas que utilizam a plataforma estão Danone, Baterias Moura, Kopenhagen, Gerdau e AM PM da Ipiranga. O sistema dobra o número de acertos na comparação com a metodologia de previsão estatística utilizada anteriormente por estas empresas. Isto é possível, porque a solução da Tevec determina a quantidade e mix ideal de reposição para cada produto, em cada loja ou elo da cadeia logística.
Essa alta assertividade se traduz em redução das perdas de vendas por falta de disponibilidade do produto no ponto de venda (rupturas), redução dos estoques improdutivos (acima da demanda) que impactam no capital de giro e diminuição da perda por vencimento do prazo de validade do produto em estoque.
A Tevec atende desde pequenas operações até cadeias complexas. Os números são impressionantes:
– mais de 250 mil SKU`s (sigla em inglês para unidades de produtos) analisados semanalmente;
– análise de mais de 800 milhões de comportamento de demanda;
– 170 mil lojas atendidas continuamente;
– aumento de precisão nos clientes de 63% a 91%.
Com aplicação em diversos setores, as soluções da Tevec não se limitam a previsões de demanda e podem ser implementadas em várias outras etapas da cadeia de abastecimento.
Reconhecida internacionalmente, a Tevec é a única empresa na América Latina a ganhar o IFORS – The International Federation of Operational Research Societies-, um dos três prêmios mundiais mais importantes de matemática aplicada.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!