Trio cria marca de cerveja artesanal em família com investimento de R$ 5 milhões

Irmãos gaúchos e cunhado sul-africano são os fundadores da Sunset Brew, marca que produz seis rótulos nacionais e dois em parceria com cervejaria da África do Sul
17.08.2017|Por Vitória Batistoti

Da esquerda para direita: o administrador Eduardo Petry, a bacharel em marketing, Giovana Petry, e o administrador Sheldon Cole — os três são sócios e fundadores da Sunset Brew

Foi durante um passeio a um safári na África do Sul em 2014 que o administrador gaúcho Eduardo Petry, 33, e seu cunhado e empreendedor sul-africano, Sheldon Cole, 35, ouviram um guia local contar a história sobre um forte rinoceronte da região. Hostil, o animal ganhou fama após derrotar o antigo líder e dominar o território do safári. Sua potência era tamanha que, durante um fim de tarde, o rinoceronte se posicionou de frente ao pôr do sol africano criando uma cena tão bonita que os guias do safári decidiram nomeá-lo de “Sunset” (pôr do sol, em inglês). Após conhecer a história, os cunhados abriram algumas latas de cervejas artesanais locais para relaxar em meio àquele cenário selvagem. Aos poucos, os goles da bebida foram lhes oferecendo a inspiração que precisavam para criar, dois anos mais tarde, sua própria marca de cervejas artesanais, a Sunset Brew.

Petry e Cole já estavam há tempos buscando um setor para empreender juntos. “Tivemos insights bebendo uma conceituada cerveja africana e pensamos que seria interessante trazer e replicar aquela essência para o Brasil. E, como uma homenagem à África, nomeamos nossa marca de Sunset”, afirma o gaúcho.

De volta ao Brasil, ainda em 2014, os cunhados contataram Giovana – irmã de Petry e esposa de Cole –, 30, formada em marketing, para empreender junto. Com outro sócio, o trio iniciou todo o processo de pesquisa e estudo de criação da marca. Também foram necessários cursos para entender o mercado cervejeiro e para aprender a produzir a bebida.

Após dois anos de preparo, os irmãos e Cole abriram a fábrica da Sunset Brew, em 2016. “No momento de decidir nossa localidade, pensamos em Tijucas, em Santa Catarina, pois é uma região muito boa para a cultura cervejeira”, diz Petry. Em setembro, a Sunset começou a produzir suas criações. A partir de janeiro deste ano, a comercialização das bebidas foi oficializada.

Por mês, saem cerca de 24 mil litros de bebida engarrafados nos tamanhos de 300ml e 500ml em 7 diferentes rótulos: American India Pale Ale, American Pale Ale, American Lager, Light Lager, Russian Imperial Stout (com cacau e coco queimado) e os dois sabores feitos em parceria com a marca africana Darling Brew: a premiada Modern Saison, fabricada em conjunto pelas duas marcas e a Warlord Imperial IPA, rótulo criado pela marca sul-africana que a Sunset fabrica no Brasil. “Foi essa a bebida que eu e Cole tomamos naquele dia do Safári”. diz o gaúcho. As cervejas custam entre R$ 22 a R$ 25.

A Sunset conta com 7 rótulos atualmente, sendo cinco próprios, um criado em parceria com a sul-africana Darling Brew e outro emprestado desta mesma marca

As bebidas da Sunset estão presentes em restaurantes, pubs e lojas especializadas nas regiões Sudeste e Sul e em poucos estados do Norte e Nordeste. “Nosso foco inicial é atingir Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo”, afirma Petry. Também é possível encontrar os rótulos da marca em e-commerces.

O investimento com o negócio já contabiliza R$ 5 milhões e o desenvolvimento da marca não cessa. “Fazemos experimentos todas as semanas para criar novas linhas com a supervisão do cervejeiro James Jimenez”, afirma o CEO. No início de 2018, a Sunset conseguir os direitos de produzir mais um rótulo da sul-africana Darling no Brasil.

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