Uma fábrica fantástica de chocolate no RS
Neugebauer, em Arroio do Meio, produz chocolates, balas, pirulitos, chicletes e o famoso doce de leite Mu-Mu
25/09/2017 – 08h00minAtualizada em 25/09/2017 – 10h10min
Marta Sfredo
Conhecer uma fantástica fábrica de chocolates é sonho de qualquer criança – e de muitos adultos. A coluna fez isso em Arroio do Meio, onde funciona a fábrica da Neugebauer, que concentra chocolates, balas, pirulitos, chicletes e o famoso doce de leite Mu-Mu. Não viu umpa-lumpas, pigmeus que ajudavam Willy Wonka, mas máquinas alemãs, italianas, holandesas e brasileiras quase tão charmosas quanto em um local absolutamente limpo. O plano da Neugebauer é crescer dois dígitos nos próximos anos.
Classe mundial
Quando a família Vontobel comprou a Neugebauer, em 2010, depois que a marca havia passado pelas mãos de Fenicia e Parmalat, quis começar tudo de novo. Buscou máquinas na Alemanha, na Itália, na Suíça – onde houvesse o melhor. Duplicou o espaço da fábrica da Wallerius em Arroio do Meio, outra aquisição, unificando a fabricação de chocolates, doces e doce de leite. Saiu de venda totalmente concentrada no Estado, com algo de exportação, para metade no mercado gaúcho e outra metade no país e no Exterior.
Portas abertas
Rodrigo Vontobel, diretor da empresa, relata que, quando estava estruturando o negócio, buscou benchmarking (referências) em outras fábricas, mas encontrou muitas portas fechadas, como se protegessem o segredo de Willy Wonka, personagem do livro de Roald Dahl que já rendeu dois filmes chamados A Fantástica Fábrica de Chocolate. Decidiu que faria diferente e, agora, prepara a sua para visitação.
Expansão próxima
Depois da dificuldade dos primeiros anos, a Neugebauer vem crescendo a dois dígitos por ano. Pretende seguir assim, avisa Vontobel. Com vendas de Gana, na África, aos Estados Unidos, e se espalhando pelo Brasil, prevê para 2019 uma expansão da produção.
– Já temos espaço preparado, só falta comprar as máquinas.
A Neugebauer tem se beneficiado da troca de marcas imposta pela crise, mas o empresário relata que não é o preço que tem ganho clientes, mas a qualidade.
Fundada em 1891 – ano que atualmente dá nome a uma linha de barras –, a Neugebauer foi a primeira fábrica de chocolates do Brasil. Foi aberta em Porto Alegre pelos imigrantes alemães Franz, Ernest e Max Neugebauer, mais Fritz Gerhardt.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!