Usuários enfrentam fila para retirar medicamentos em farmácia especial de Curitiba

Farmácia oferece medicamentos de alto custo gratuitos para vários tipos de doença. Secretaria de Saúde disse que feriados causaram acúmulo nas entregas.

Por G1 PR, Curitiba

26/04/2017 13h33

População faz fila para receber remédios na Farmácia Especial do Paraná

Quem precisa retirar algum remédio na Farmácia Especial do Paraná terá de ter paciência nos próximos dias, em Curitiba. Por causa da reforma anunciada para junho no centro de especialidades do bairro Portão, também na capital, muitas pessoas estão tendo que enfrentar filas para retirar os medicamentos na outra unidade, que fica no Centro.

A farmácia especial oferece medicamentos de alto custo gratuitos para vários tipos e doença.

A reforma na unidade o Portão terá duração de 2 anos e o investimento será de R$ 7,5 milhões. O local passará a "oferecer atendimentos ambulatoriais de alta resolubilidade, consultas e exames especializados (ortopedia, cardiologia, ginecologia, urologia,enfermagem, nutrição, entre outros), equipe multiprofissional e cirurgias eletivas ambulatoriais", de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa).

Em nota, a Sesa informou que a unidade da Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro, atende cerca de 1,5 mil pacientes todos os dias e que os últimos feriados causaram acúmulo no número de pessoas para pegar os remédios. Veja a íntegra da nota.

"

Uma alternativa que já foi iniciada para atender a essas demandas é a entrega de tratamento para um período maior do que 30 dias, como 60 ou 90 dias. Dessa maneira, o paciente precisa ir menos vezes até o local para fazer a retirada dos medicamentos.

Também está sendo negociada a expansão da descentralização da entrega dos medicamentos para os municípios da 2ª Regional de Saúde. Atualmente, isso já ocorre em nove dos 29 municípios da Regional Metropolitana. A estratégia também facilita para os pacientes, que não precisam se deslocar para Curitiba para buscar os medicamentos.

Além disso, por meio do concurso da Saúde, 13 novos funcionários farão parte do quadro da Farmácia da Marechal. Eles têm 60 dias (contados desde 17 de abril) para assumir. Até agora, quatro deles já assumiram as vagas e estão em processo de treinamento.

Os servidores da Farmácia da Kennedy também passarão a integrar o quadro da Farmácia da Marechal. Como a unidade está funcionando, nem todos os servidores puderam ser remanejados. Por enquanto, dois foram transferidos para a unidade do centro", diz a nota.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta