Xeque Mate conquista consumidores de Belo Horizonte
Bruno Moreno
bmoreno@hojeemdia.com.br
04/09/2017 – 06h00
Bebida considerada um energético caiu no gosto do consumidor
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Belo Horizonte está se tornando referência na produção de cerveja, mas outra invenção pode colocar a capital mineira também no mapa nacional das bebidas destiladas. O Xeque Mate, mistura de xarope de guaraná, mate, limão e rum, tem caído no gosto dos frequentadores de bares e eventos.
No último ano, os sócios Gabriel Rochael, Alex Freire e Pedro Carias saíram de uma produção de 200 litros mensais para 2 mil litros.
“Por causa da crise, o Gabriel Rochael começou a trabalhar em eventos. Em um deles, foi desafiado a criar uma bebida com mate. Depois de muitos experimentos, chegou à fórmula do Xeque Mate. Aí começaram a fabricar a bebida em panelões, e depois veio a necessidade de engarrafar o produto”, explica Pedro Carias.
Atualmente, os sócios comercializam o Xeque Mate em garrafas de 750ml e em barris semelhantes aos de chope. Quem frequenta a noite da capital em algum momento já deve ter ido a uma casa noturna que oferece o produto, já que há uma grande rede de distribuição. No entanto, a maior saída ainda está nos eventos, onde a bebida é servida em barris de até 50 litros.
“O ponto forte foi entrar em eventos menores. Pegamos quem está começando. Apoiamos o empoderamento dos pequenos produtores”, argumenta Pedro.
Ele destaca que por causa do mate, que tem mais cafeína do que o café, a bebida é considerada um energético. A versão engarrafada tem 14% de álcool e o chope, gaseificado, 8%.
A garrafa custa R$ 24,50 cada, quando comprada em caixa fechada, com seis unidades. Já o chope sai a R$ 15 o litro.
Recentemente o trio inaugurou a própria fábrica, no bairro João Pinheiro. “Antes nós fabricávamos no Juramento 202, no bairro Pompeia, onde há uma fábrica de cerveja. Mas com o aumento da demanda, precisamos organizar nossa própria unidade de produção”, explica Pedro. O local tem capacidade instalada para até 20 mil litros mensais.
Nacional
Apesar de a bebida ser muito nova, os sócios já estão traçando estratégias para ganhar mercado em outros estados. Além da propaganda boca a boca com pessoas que moram em outras cidades, eles têm utilizado os Correios para distribuir a bebida, enviando garrafas para várias partes do país.
Atualmente, o Xeque Mate já é comercializado em Caraíva, uma praia paradisíaca no Sul da Bahia, em alguns eventos no interior de São Paulo e em Goiânia.
Os mercados que os sócios querem conquistar são o Rio de Janeiro, onde o mate gelado é tradição nas praias, e também a região Sul do país, famosa pelo consumo do chimarrão (mate verde, sem tostar).
Pedro Martins Carias
Sócios têm trabalhado com barris de 50 litros da bebida durante festas
Serviço
Xeque Mate
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