CRF de Alagoas lança campanha para o Uso Racional de Medicamentos
Medicamentos que lideram o ranking de intoxicação são os benzodiazepínicos, os antigripais, os antidepressivos e os anti-inflamatórios
Ascom / CRF-AL
A decisão de comprar, por conta própria um simples comprimido para dor de cabeça, pode trazer consequências desastrosas. A intoxicação por medicamentos é um dos acidentes mais frequentes, segundo dados da Fundação Fiocruz, seguida por acidentes com animais peçonhentos e produtos de limpeza.
De acordo com o último levantamento da Fundação o país registrou 150.361 intoxicações causadas por medicamentos entre 2008 e 2013, seja por acidente, tentativa de suicídio, uso terapêutico ou erro de administração. É com intuito de evitar que a população se automedique, que o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) em parceria com o Conselho Federal de Farmácia lançam a campanha do Uso Racional de Medicamentos.
Alexandre Correia, presidente do CRF/AL, pontua que essa é uma campanha para alertar a população sobre os riscos de se automedicar. De acordo com ele, hoje os medicamentos que lideram o ranking de intoxicação são os benzodiazepínicos, os antigripais, os antidepressivos e os anti-inflamatórios. “A população precisa entender que tem que procurar um profissional capacitado para indicar sobre a ingestão destes medicamentos porque existem muitos riscos, inclusive de retardar o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo”, pontuou.
Ele lembra que a população tem a sua disposição o serviço de assistência farmacêutica gratuito para receber as orientações necessárias já que a automedicação é perigosa e pode até matar. O presidente ressalta que entre os riscos da automedicação estão intoxicação, alergias, interações medicamentosas, resultados menos eficazes, efeitos indesejáveis e outros. “O que foi bom para o seu vizinho ou para o seu amigo, não significa que será bom para você. Sete entre dez brasileiros costumam ingerir remédios sem orientação médica, confiando antes na própria avaliação ou na opinião de parentes e amigos e isso não pode acontecer”, alertou.
O que é o Uso Racional de Medicamentos?
De acordo com a Organização Mundial de Saúde o uso racional de medicamentos é quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!