Espírito Cacau produz chocolate gourmet no Espírito Santo

Quarta, 21 Junho 2017 13:36 Escrito por Leticia Lemos
Com sede em Linhares, empresa oferece chocolate premiado no Salão do Chocolate em Paris e reconhecido como um dos melhores da América do Sul

Fundada em 2010, a Espírito Cacau desenvolve uma linha de chocolates premium elaborada com cacau cultivado em duas fazendas capixabas, pioneiras na produção de cacau de origem do Brasil. A empresa integra o Grupo Espírito Cacau que engloba as fazendas, uma fábrica e uma chocolateria, tendo, dessa forma, o controle de todo o processo, desde o plantio do fruto até a produção do chocolate gourmet que é saboreado pelo consumidor.

A linha Espirito Cacau é composta por chocolates nas versões 31%, 46% e 70% cacau em embalagens de 100g, 30g e 5g e também pelo Nibs de Cacau em sachê de 150g. Todos os produtos são elaborados com massa de cacau, açúcar demerara orgânico e lecitina de girassol. Eles não contem glúten, gordura hidrogenada, aromatizantes e nem conservantes em sua composição.

A preocupação com a qualidade na produção do cacau nas fazendas São José e Ceará, localizadas à margem do Rio Doce, garantiu ao chocolate Espirito Cacau o segundo lugar no Salão do Chocolate em Paris, maior vitrine gastronômica da linha gourmet e de origem, e também o reconhecimento como Cacau de Excelência pela International Cocoa Awards como um dos melhores da América do Sul, além de fazer parte dos 3,5% do mercado mundial de chocolate com origem única e gourmet.

Segundo o diretor-presidente da marca Espírito Cacau, Paulo Gonçalves, o fato de todo processo ser executado pela mesma empresa garante a excelência no produto final. Um dos fatores que torna o cacau produzido nas fazendas do Grupo de qualidade superior e com certificados de garantia de qualidade é a tecnologia e o manejo utilizados no processo.

“Fazer as atividades no momento certo, respeitando a natureza e o homem é o que garante o sucesso do nosso produto. Além disso, temos em nossas fazendas novas tecnologias que melhoram ainda mais a qualidade do cacau, como material genético, manejo integrado, colheita, fermentação controlada por termômetro e secagem em estufa solar natural, garantindo um cacau com sabor e aroma inigualável”, acrescenta o executivo.

Com a produção de 240 toneladas por ano, tudo o que é produzido na fazenda se divide entre exportação e os produtos da Espírito Cacau. “Toda a linha da chocolateria tem alto teor de cacau puro e gordura da manteiga de cacau, utilizando como padrão a legislação internacional”, ressalta Paulo.

O Grupo Espírito Cacau gera cerca de 60 empregos diretos e 20 indiretos, número que deve aumentar em breve, pois está em fase de finalização a nova fábrica da marca que passará a funcionar no município de Serra. O novo parque fabril com 3850 m² de área construída e irá ampliar a produção de 12 para 60 toneladas de barras de chocolate por mês, com isso a empresa irá ocupar uma importante fatia no mercado, podendo produzir também produtos 100% sem lactose. “Desta forma, vamos atender uma demanda do mercado já visando outros países como Estados Unidos e China”, justifica o empresário.

A nova fábrica vai contar com uma área de preservação ambiental e projetos de visitação. O projeto, que tem um investimento de R$ 7,6 milhões, é fruto de uma parceria com o programa Invest – ES, do Governo do Estado.

GARANTIA DE ORIGEM

O cacau é uma fruta de origem Sul Americana e conhecida por seus benefícios à saúde, como a ação antioxidante, no combate de radicais livres, e na prevenção de doenças cardiovasculares. Do fruto, extraem-se as sementes que, após sofrerem fermentação, transformam-se em amêndoas, das quais são produzidos o cacau em pó e a manteiga de cacau. Se o processo continuar, obtém-se o chocolate, alimento amado pela maioria das pessoas. Todo o processo, da colheita à transformação em barras de chocolate, dura em torno de 60 dias. E, em Linhares, encontra-se um dos melhores cacaueiros da América Latina. Isto porque o cacau originário das fazendas São José e Ceará, localizadas à margem do Rio Doce.

Numa área de 3500.000 m², as amêndoas são selecionadas rigorosamente e produzidas com fermentação controlada e secadas em estufas solares, resultando num chocolate gostoso e saudável. A lavoura de cacau é feita com plantas selecionadas, adubadas e irrigadas sob rigoroso controle técnico, o que propicia um equilíbrio perfeito entre o sabor e a qualidade.

Para ser considerado cacau de origem, além do local de produção, o manejo ecologicamente correto e com enfoque na qualidade do fruto, a justiça e a preocupação social no trato com os produtores e as técnicas rígidas de controle do beneficiamento garantem um padrão de exigência reconhecido internacionalmente.

Por esses e outros motivos as fazendas da Espírito Cacau são as mais tecnicamente formadas, com alta tecnologia e certificação suíça UTZ por serem ecologicamente e socialmente corretas.

Confira mais detalhes no vídeo:
.be

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta