L’OR de olho na liderança do segmento de cafés premium no varejo
Empresas / 22 Setembro 2017
A Jacobs Douwe Egberts (JDE) traz para o Brasil o “Padrão Ouro em Café” por meio do lançamento de sua marca global para o segmento premium: L’OR. O novo portfolio apresenta a primeira Cápsula de Alumínio compatível com máquinas de café Nespresso disponível em supermercados. Além disso, o L’OR traz uma seleção dos melhores grãos de café também nas categorias Torrado e Moído, Grãos e Solúvel. Com este investimento, a JDE passa a liderar o movimento de premiunização do café no varejo brasileiro.
A nova linha de cafés premium L’OR chega ao Brasil em três blends de Torrado e Moído (embalagens de 250 gramas), seis variantes de Cápsulas em Alumínio (embalagens de dez unidades cada, sendo uma delas disponível também em embalagem de 20 unidades), dois sabores de Café Solúvel (embalagens de 140 gramas e sachês de 50 gramas) e Grãos Torrados para Espresso (embalagens de 500 gramas).
Todos os produtos da linha L’OR serão distribuídos nas principais redes de supermercados do país. Com esta estratégia, os consumidores brasileiros terão acesso a um portfólio completo de cafés de alto padrão, com a qualidade e garantia da maior empresa 100% dedicada ao mercado de cafés no mundo.
Mercado
Cerca de 95% dos lares brasileiros consomem café com frequência, sendo que 4 em cada 5 pessoas tomam a bebida todos os dias. Estes números colocam o Brasil como o segundo maior mercado de café do mundo. Mas, ainda assim, os brasileiros gastam menos do que poderiam com o café no varejo.
Comparado a outros países, o Brasil ocupa a 17ª posição no gasto anual com café por domicílio do mundo. Esta posição se justifica porque a grande maioria da bebida consumida no país é da categoria Torrado e Moído tradicional, que tem o menor valor agregado por xícara.
Mas outros segmentos de maior valor começam a se destacar, como é o caso das cápsulas. Atualmente, estima-se que este segmento representa 1,2% do volume total de cafés consumidos no Brasil, entretanto, se comparado a venda em valor, cápsulas representa hoje 14% do montante.
O Brasil é um mercado estratégico para a JDE e integra o movimento global da companhia. Atualmente, o mercado de consumo é o que mais cresce em todo o mundo. Falando especificamente do setor de café, o segmento premium está crescendo rapidamente no país. Em 2016, o crescimento foi de 31,3% na categoria de torrado e moído, enquanto os cafés do tipo solúvel tiveram 0,23% de crescimento.
A JDE já é líder no mercado de cápsulas compatíveis para extração em máquinas de café Nespresso, com 74,9% de participação de mercado. De acordo com as expectativas da Abic, o segmento de monodose tende a triplicar nos próximos 4 anos. A estimativa para 2019 é de que as vendas de cápsulas movimentem algo em torno de R$ 2,96 bilhões segundo a Associação.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!