Sistema de distribuição de medicamentos garante segurança a pacientes em Sinop
Redação 24 Horas News | 03/04/2018 11:12:34
O ambiente da farmácia também foi reformulado para facilitar todas as etapas de assistência farmacêutica e adaptação ao novo sistema online
Desde dezembro de 2017 o Hospital Regional de Sinop está atendendo a população da região com uma farmácia mais abastecida e medicamentos antes nunca comprados pela unidade, que hoje fazem parte do estoque. Além de uma boa quantidade de material médico hospitalar e medicamentos de uso comum e controlado, o ambiente da farmácia também foi reformulado para facilitar todas as etapas de assistência farmacêutica e adaptação ao novo sistema online, com o grande diferencial da dispensação de medicamentos por prescrição eletrônica.
“Esse recurso permite que a prescrição feita pelo médico seja encaminhada diretamente para a farmácia central, e essa será conferida, separada e embalada. Isso oferece mais segurança no atendimento ao paciente porque minimiza possíveis erros, disponibiliza uma boa rotina de trabalho aos colaboradores da farmácia e boa utilização do tempo, armazenamento de dados e principalmente, organização no gerenciamento do estoque da farmácia”, explica o farmacêutico responsável pela farmácia do hospital, Augusto Vinícios Del Santoro.
Um dos setores que já está usando a prescrição eletrônica é a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e para a coordenadora do setor, enfermeira Nalu Rodrigues Felix, esse modelo de prescrição está sendo positivo porque agora a equipe de enfermagem tem mais disponibilidade para o serviço assistencial. “Estamos em um processo de adaptação, porém já deu pra sentir que essa tecnologia com certeza vai agilizar os serviços”, destaca.
A cabeleireira Léa Regina Silva Ribeiro, de 43 anos, está internada aguardando cirurgia cardíaca, e conta que desde que deu entrada na emergência, está sendo bem atendida. “Quando cheguei ao hospital sentia muitas dores e meu corpo estava bastante inchado, mas com os cuidados e a medicação certinha eu me sinto muito bem agora”.
A prescrição eletrônica e a segurança do paciente
Desde o dia 1º de dezembro de 2017, o Hospital Regional de Sinop está incluindo, a partir do novo modelo de gestão, estratégias de padronização de processos com o uso de recursos de tecnologia da informação, e a prescrição eletrônica é um desses serviços, e é um dos que mais geram segurança para a saúde do paciente.
Os próximos setores a terem prescrição médica eletrônica serão as clínicas médica e cirúrgica e todo processo está sendo feito através do sistema ConecteW, um conjunto de ferramentas reunidas em uma única plataforma, que proporciona agilidade e controle dos processos, segurança dos dados, compartilhamento de informações e economia financeira.
“Na farmácia do Hospital Regional de Sinop, a dispensação é feita de forma unitária para os pacientes, onde se tem um controle de envio da medicação, e ao oferecermos a prescrição informatizada, como já temos na UTI, otimizamos o serviço além de diminuirmos o tráfego de pessoas até a farmácia, e isso beneficia o serviço interno”, afirma a diretora administrativa, Silmara Santana.
Ainda segundo Silmara, a farmácia hospitalar é um ambiente importante para racionalizar e fornecer segurança para o paciente em relação ao consumo de medicamentos e materiais, além de ser o setor responsável também pela padronização dos materiais utilizados, pela qualidade dos produtos, pelo estoque e dispensação de forma correta.
Para o medicamento chegar até o paciente, existe um processo: ao receber a prescrição a equipe da farmácia separa e confere todos os itens. Feito isso, o próximo passo é conferir tudo novamente, embalar e só assim, o kit com a medicação é entregue ao enfermeiro que irá levar a demanda até o seu setor e consequentemente ao paciente.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!