Abrafarma promove ação gratuita para orientar quem sofre de hipertensão

Fabiane Christaldo 28 de setembro de 20170

Como está sua pressão arterial? Esta é a pergunta que a população ouvirá no dia 29 de setembro, data em que 1.300 farmácias e drogarias do País oferecerão avaliação gratuita para identificar e orientar pacientes com hipertensão. Estima-se que esse mal crônico atinja 36 milhões de pessoas no Brasil, além de potencializar os riscos de doenças cardiovasculares.

A campanha de saúde é desenvolvida pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) e coincidirá com as comemorações do Dia Mundial do Coração, permitindo aos farmacêuticos efetivar o rastreamento de hipertensos e a identificar sinais de alerta para encaminhamento médico. Um estudo norte-americano, publicado em 2015, identificou que a doença esteve presente em cerca de 70% dos pacientes que sofreram infarto pela primeira vez.

“Esse monitoramento é estratégico do ponto de vista da saúde pública, pois até 30% dos pacientes com hipertensão desconhecem a condição. Sabe-se também que até metade dos brasileiros não controla sua pressão adequadamente”, adverte Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Abrafarma

Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 26 maiores redes de farmácias do País, que contam com cerca de 7,1 mil lojas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As redes associadas representam 42,3% das vendas de medicamentos no país, tendo realizado mais de 830 milhões de atendimentos em 2016, com vendas totais de R$ 39,4 bilhões.

A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta