Ambev promove venda de cerveja em rede social para a cidade de São Paulo

– 21/07/2017

A Ambev e o Twitter fecharam uma parceria para venda da cerveja Budweiser diretamente ao consumidor por meio do microblog. É o primeiro acordo do Twitter no Brasil para venda de produto direto no microblog. A parceria reforça a estratégia da Ambev de venda direta aos consumidores.

A Ambev não informa seu desempenho de vendas diretas. A companhia já possui dois serviços do tipo. Um deles é o Empório da Cerveja, site de vendas on-line lançado há dois anos e que possui uma média de 30 mil usuários por mês. Outro negócio é o Zé Delivery, serviço on-line que entrega cerveja resfriada na casa do consumidor. A entrega é feita pelo bar cadastrado mais próximo da residência do cliente. Esse serviço contava com 3 mil usuários por mês em março, e está em franca expansão.

A Ambev anunciou em maio seu interesse em reforçar os serviços on-line de venda direta. A venda pelo Twitter já está disponível para consumidores. Os preços são os mesmos praticados pelo Empório da Cerveja – que é responsável pela entrega dos produtos. Uma caixa com 8 latas de cerveja, por exemplo, custa R$ 23,13. Os consumidores podem fazer o pedido enviando uma mensagem direta para o perfil @Budweiser.Br.

Por enquanto, a compra feita 100% pelo Twitter está disponível apenas para moradores da cidade de São Paulo. Para outras cidades, o perfil @Budweiser.Br indica o link do Empório da Cerveja, onde o usuário conclui a compra. Futuramente, a venda 100% pelo Twitter estará disponível em todo o país.

Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter para América Latina, disse que a venda no microblog é possível graças a um sistema automatizado de atendimento, que responde ao internauta com base em um banco de dados com possíveis respostas. "Aproximadamente 80% dos consumidores fazem as mesmas perguntas. As companhias podem reduzir custos de operação de venda on-line usando o serviço", disse Carvalho.

Carvalho disse que negocia outras parcerias para venda direta. Atualmente, a Gol usa seu perfil no Twitter para check-in de voos. A Fiat usa seu perfil no microblog para agendamento de test drive do Fiat Argo em concessionárias.

(Fonte: Valor Econômico)

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