Após denúncia, Central Farmacêutica volta a disponibilizar medicamentos no MA

Atualmente são 352 pessoas com deficiências físicas que estão cadastradas e que precisam dos medicamentos em Imperatriz.

Por Tátyna Viana, São Luís, MA, G1 MA

23/05/2017 07h12

Central Farmacêutica de Imperatriz disponibiliza medicamentos para pessoas com deficiência

A Central foi reabastecida com medicamentos no final de semana e no local tudo está sendo separado para começar a entrega dos medicamentos e do material de uso pessoal, para pessoa com deficiência.

São 352 pessoas cadastradas em Imperatriz e quem precisar tem que preencher uma ficha e apresentar toda a documentação, que incluiu laudos e receitas médicas, para ter direito aos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O farmacêutico Fábio Andrade, que trabalha na Central Farmacêutica da cidade, diz que a distribuição dos medicamentos já será iniciada. “Nós começaremos a distribuição a todos os usuários do programa “Semana dos deficientes físicos” e já chegou os produtos que eles precisavam como fraldas, medicamentos, luvas. Enfim, todos os medicamentos que eles precisavam já chegaram”, revelou.

A entrega de medicamentos para pessoas com deficiência é feita exclusivamente na unidade dos Três Poderes situada no município. O atendimento é de oito da manhã até às duas da tarde e o estoque que chegou deve durar pelo menos um mês.

O medicamento Risperidona é considerado de alto custo e está na lista dos 340 especializados fornecidos pelo governo do estado. Outros quatorze estão em falta este mês.

A coordenadora de assistência farmacêutica, Bruna Castro, afirma que todas as unidades básicas serão abastecidas. “A atribuição nossa de aquisição é apenas do componente básico, onde estamos abastecendo todas as unidades básicas, as 38 unidades básicas”, finalizou.

Por meio de nota, a Secretaria de estado da Saúde (SES) informou que os referidos medicamentos foram enviados para Imperatriz, mas a Prefeitura disse que não recebeu os medicamentos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta