Carnaval anima setor de alimentos

Da Redação Há pouco mais de uma semana do início do Carnaval de Belo Horizonte, as expectativas são animadoras para o comércio de padarias, lanchonetes e indústrias de alimentação. O setor se prepara para atender aos mais de 3,6 milhões de foliões esperados para a festa. O número, divulgado pela Belotur, é 20% superior ao do ano passado. Padarias, lanchonetes e indústrias de lanches prontos e rápidos estão promovendo um verdadeiro reforço em produtos práticos como salgados, lanches, pães de queijo, massas e bebidas mais consumidas.

Em 2017, Belo Horizonte foi tomada pelos foliões locais e de fora que seguiram 380 blocos em 416 desfiles. Para o Carnaval deste ano, que começa no dia 9 de fevereiro, quase 500 blocos já foram cadastrados pela prefeitura para percorrerem as ruas em 600 desfiles programados, levando alegria e ritmos musicais variados.

Há um mês do Carnaval, várias padarias estão preparando suas decorações e cardápios, aproveitando os ensaios dos blocos que acontecem em bairros de Belo Horizonte. “Promoções sempre são boas para estimular as vendas, principalmente de produtos de fabricação própria. Além de ajudar a conquistar novos clientes que estão sempre em busca de novidades, inclusive num período como o Carnaval”, afirma o presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão), Vinícius Dantas.

Reduto de vários blocos carnavalescos, o bairro Santa Tereza (região Leste) já está em ritmo de festa, e como em anos anteriores, a padaria Pedro Padeiro, na rua Mármore, foi decorada e passará a contar, a partir da semana do Carnaval, com um café da manhã especial. “Vamos focar nos lanches rápidos, como salgados, pizzas e pães, além de sucos e bebidas, para oferecer uma alimentação reforçada àqueles que estão saindo ou chegando da folia”, explicou Jane Zarife, sócia-proprietária. Por uma questão de segurança, a padaria também terá horário especial na segunda e terça-feira de Carnaval, funcionando de 6 horas ao meio-dia.

No bairro São Luiz, região da Pampulha, os preparativos para o Carnaval começam na última semana de janeiro na Buono Pane Padaria, Delikatessen e Delivery com a montagem da estrutura de decoração. “Os clientes tradicionais e os que estão se preparando para curtir o Carnaval vão encontrar preços especiais no açaí, cervejas e refrigerantes, chás, energéticos, sucos naturais e sanduíches artesanais, além de carnes especiais para um bom churrasco com os amigos”, garantiu o proprietário Hugo Teixeira.

No bairro Santa Efigênia, a Padaria Vianney é parada tradicional desde 2013 de quem está “atrás do trio elétrico naquela região”. Uma semana antes do Carnaval será montada a decoração da loja, e o cliente folião encontrará, das 6 às 23 horas, opções diferenciadas, como sanduíches prontos, pastéis fritos, sucos engarrafados, água de coco e bebidas com preços promocionais.

A Faleiro, uma das maiores indústrias de alimentação de Minas Gerais, também vislumbra bons negócios para o período de folia. A empresa, que fornece salgados, refeições prontas e sobremesas congeladas, tem mais pontos de venda na capital mineira entre padarias, lanchonetes, supermercados e drogarias. “Normalmente o folião busca um lanche prático e rápido. Temos esses produtos com sabor caseiro e know how de mais de 65 anos de história. Esperamos aumentar em 20% o fornecimento de nossos principais produtos, explica Antônio Faleiro Neto, diretor da empresa.

A Faleiro tem 90 itens em seu portfólio e lançou recentemente uma linha de salgados coquetéis em embalagens de 400g e 600g e também o pão de queijo em quatro tamanhos. A aposta no pão de queijo é comemorada pelo diretor. “É um produto que chegou para atender a linha de café da manhã. Muitos blocos saem bem cedo e esperamos uma boa receptividade do nosso pão de queijo que é uma iguaria típica mineira e é resultado de uma ampla pesquisa. Ele possui 40% mais queijo na receita”.

Outro produto prático e fácil de fazer é o macarrão. Além de ser saboroso e nutritivo, a massa também é fonte de carboidrato e energia para renovar o folião. A Vilma Alimentos, com 95 anos de tradição e sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é uma das maiores indústrias do setor. Paula Carolina de Carvalho, gerente de marketing da Vilma, explica que o Carnaval tem aumentado as vendas de macarrão, biscoitos e refrescos em pó. “Temos percebido um número maior de pedidos durante o período carnavalesco em Belo Horizonte há alguns anos, desde que a festa na cidade começou a virar referência. A cidade recebe cada vez mais turistas e, consequentemente, temos aumentado nossas vendas em produtos mais práticos”.

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