Cerveja é feita com pães que seriam jogados fora por padarias

Green Lab assina o rótulo em projeto com participação da Gastromotiva

por Carolina Callegari
08/11/2017 4:30

RIO — No processo de produção de um novo rótulo de cerveja, ao lado de componentes tradicionais, como lúpulo e malte, entra um item comum nas mesas, mas não nessa receita: pão. E não é qualquer um. São pães que iriam para o lixo apenas por não terem sido vendidos pelas padarias que os fabricaram até o fim do dia.

Pão tostado, caramelo e notas de nozes dão o sabor do rótulo Toast Ale Craft Lager, lançado pela Green Lab há um mês, no Mondial de la Bière. Como definem os sócios da cervejaria carioca, mais do que uma bebida, este é um projeto de sustentabilidade.

Na primeira produção foram usados 180 quilos de pão, coletados em padarias de Juiz de Fora (MG), e mais 120 quilos de outros ingredientes. Ao final, restaram 30 quilos de bagaço, utilizados para fabricar pão novamente. O novo alimento teve sua receita desenvolvida pela Gastromotiva, Oscip que promove ações sociais a partir da comida. É servido no Refettorio Gastromotiva, mantido pela instituição no centro da cidade, e em eventos da Green Lab.

A cerveja segue a receita da inglesa Toast UK, detentora da patente do projeto. As negociações duraram um ano, período em que a Green Lab precisou mostrar seu compromisso com a causa, lembra o sócio Emílio Freitas.

— Desde a criação da nossa marca queríamos ter uma iniciativa social. Amarramos todas as pontas do projeto para fechar esse ciclo sem desperdício — diz ele.

Entre as exigências está não usar pães de massa escura, doce ou com cobertura. Na produção da Toast, todo o pão é picado manualmente, uma prevenção para não entupir a tubulação da fábrica da Antuérpia, também em Minas, onde é produzida a cerveja.

— Buscamos um projeto que só evitasse o desperdício de alimentos, mas que nos mostrasse como uma marca que aposta em inovação — diz o sócio Guto Silva, em cujo apartamento, na Barra, são feitos os testes dos outros rótulos vendidos pela Green Lab.

No bairro, o rótulo já é encontrado na Nook Bier Bar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta