Empresa sediada em Belo Horizonte prevê faturamento de R$ 800 milhões neste ano

Tangará Foods, que fornece produtos para os segmentos de varejo, sorveteria, padarias e indústria alimentícia, definiu plano de investimentos da ordem de R$ 80 milhões para o triênio 2017-2019

Belo Horizonte, MG

Categoria: Tecnologia

Autor: DINO
Data de Publicação: 28/09/2017

A empresa Tangará Foods, que tem matriz em Belo Horizonte (MG) e atua há cerca de 50 anos no mercado global, estima um crescimento de 28% neste ano. Com isso, o faturamento deve chegar a R$ 800 milhões. Para alcançar os resultados previstos, a companhia atualizou recentemente seu planejamento estratégico (2017-2019), que, além de contar com investimentos de R$ 80 milhões nas unidades que mantém em Vila Velha (ES) e Estrela (RS), considera a possibilidade de aquisições de duas novas plantas entre 2018 e 2020.

?Os investimentos visam o aumento da capacidade de produção, conforme previsto no planejamento estratégico. Hoje, o volume de produção nas plantas de Vila Velha e Estrela está em torno de 4 mil toneladas por mês?, comenta Clivair Cunha Junior, diretor de Controladoria e Finanças da Tangará Foods.

Outra importante iniciativa, focada no varejo e food service, é a construção de um centro de distribuição em Pernambuco, que trará agilidade ao atendimento dos clientes no Norte e Nordeste. A previsão é de que a unidade, que ocupa uma área de 2 mil metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 1,5 milhão, seja inaugurada ainda neste ano.

De acordo com o CEO da Tangará Foods, José Aloízio Júnior, a empresa vem se preparando, desde 2015, para se consolidar no mercado. Para isso, investiu R$ 6,5 milhões na unidade industrial em Estrela (RS), visando desenvolver compostos lácteos de alta performance. Além disso, por meio de uma consultoria, a Tangará implementou o Go to Market (GTM), com o objetivo de segmentar o público e respectivos canais de atendimento para aprimorar o nível de serviço oferecido aos clientes.

Tecnologia para desenvolvimento de novos produtos – Neste ano, o principal destaque da Tangará Foods foi a inauguração, ocorrida em março, do Centro Tecnológico (CT), instalado na unidade de Vila Velha (ES). O CT, que recebeu aproximadamente R$ 4,5 milhões em investimentos ao longo de dois anos, conta com uma estrutura robusta para aprimorar e desenvolver novos produtos, gerando conhecimento e tecnologia em busca de diferenciais competitivos. ?Estamos orgulhosos em entregar um espaço de excelência a nossos clientes, fornecedores e colaboradores?, ressalta José Aloízio Júnior, CEO da Tangará Foods.

Dividida em espaços que permitem colocar a ?mão na massa?, literalmente, a estrutura do CT inclui uma Cozinha Experimental, onde serão oferecidos treinamentos para colaboradores e clientes, usando ingredientes Tangará na criação e produção de receitas. Além da cozinha experimental, existem quatro ?plantas-piloto? com equipamentos de alta tecnologia para simulação dos processos industriais: sorveteria, padaria, queijaria, concentração e desidratação.

Para apoiar toda essa estrutura, a Tangará possui uma equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), formada por profissionais preparados para oferecer consultoria, formação e qualificação aos clientes no desenvolvimento de novos produtos e formulações. Dessa forma, o cliente tem a possibilidade de testar diversas fórmulas até encontrar a solução ideal para a sua empresa, podendo, assim, reduzir custos e gerar mais resultados para o negócio.

Crescimento ? Hoje, a Tangará Foods atende cerca de 7.500 pontos de vendas, abrangendo todo o território nacional, nos segmentos de varejo, sorveteria, padarias e food industry. Em 2018, a empresa retomará a unidade de exportações de lácteos, focando em atender a América do Sul e a África.

Segundo Clivair Cunha, mesmo o Brasil passando por um momento econômico complicado, a empresa manteve seu desempenho. ?No ano de 2016, crescemos nossas vendas em 25% e nosso Ebitda em 60%, ou seja, toda crise gera inúmeras oportunidades e nossa companhia tem aproveitado bem este momento?, destaca. Para 2017, as perspectivas também são positivas, com lançamentos importantes em portfólio de produtos focados no varejo e food service.


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