Faturamento da Rede Uberaba deve saltar 10% em 2017

– 29/11/2017

Quem passa em frente a alguma unidade da rede de frigoríficos e supermercados Uberaba, em Belo Horizonte e na região metropolitana, não precisa de muito para presumir que, apesar da crise no País, nessa empresa as coisas vão bem. Sempre lotadas, as lojas mantiveram um alto de volume de vendas que devem levar a rede a um crescimento de 10% no faturamento em 2017 em relação a 2016. O índice está muito acima da previsão de crescimento do setor em Minas Gerais, que gira em torno de 2%.

Para 2018, o grupo ainda prepara uma expansão: a meta é focar na abertura de supermercados de grande porte, com a venda de eletroeletrônicos.

Criada há 36 anos, a rede conta com 30 lojas na Capital e RMBH, sendo 24 frigoríficos e seis supermercados. Para abastecer essas lojas, a empresa tem uma fazenda em Corinto, na região Central do Estado, que abate 500 cabeças de gado por dia; uma indústria de embutidos no bairro Planalto, na região Norte de Belo Horizonte, que produz 300 toneladas de linguiça e presunto por mês; além de uma transportadora, que leva o rebanho da fazenda aos frigoríficos.

O gerente comercial da empresa, Carlos Ferreira Rocha, não revela o faturamento da rede, mas garante que, apesar da crise econômica, o grupo vai crescer 10% em 2017 em relação ao ano passado. O número se destaca em relação ao setor em Minas Gerais: de acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), o segmento cresceu 2,16% entre janeiro e setembro deste ano em relação ao mesmo período em 2016. A previsão de crescimento para 2017 – feita no início do ano – era de 1,7%, mas a expectativa é de que ela seja um pouco maior, girando em torno de 2%.

Entre os segredos para o bom desempenho do negócio está a diversificação de ofertas, segundo o gerente. Ele explica que essa preocupação está na história da empresa, que começou com apenas um frigorífico. “Os proprietários tiveram visão: perceberam que o mercado demandava por outros produtos além da carne. Começamos vendendo um ou outro produto de mercearia dentro dos açougues, mas logo entramos no universo de supermercados”, relata.

Supermercado

A mesma lógica de diversificação permaneceu orientando o crescimento da rede de supermercados, que além de produtos de cesta básica, também tem padarias próprias. Os supermercados oferecem pães doces e salgados, além de tortas e, nos últimos cinco anos, passou a oferecer até comida pronta, que é muito demandada nos fins de semana. Além disso, as unidades contam com açougue e sacolão próprios. “Partimos do princípio de que se há espaço ele precisa ser aproveitado, afinal o cliente está lá e temos que atendê-lo em sua necessidade”, frisa.

Rocha afirma que o açougue ainda é o negócio mais lucrativo para a rede, seguido pela padaria, sacolão e, por último, os produtos de mercearia. Mas, para ele, o que faz a rede ter um resultado tão positivo é justamente a complementaridade dessas ofertas. “Nem todos os produtos vendem bem o ano inteiro, então um negócio subsidia o outro. No fim do mês a lucratividade aparece justamente por causa da diversidade”, afirma.

E tudo já está preparado para que essa diversidade aumente em 2018. O gerente afirma que a rede está planejando a expansão de suas lojas com foco em grandes supermercados com, pelo menos, 1.500 metros quadrados. Com tanto espaço, a expectativa é ampliar o mix dessas novas lojas, incluindo também aparelhos eletroeletrônicos, como misteiras, panelas elétricas, liquidificadores e outros produtos de pequeno porte voltados, principalmente, para a cozinha. Rocha afirma que ainda não há definição sobre o número de supermercados que serão abertos e nem do investimento a ser feito. Mas ele adianta que a expansão será para outras regiões, onde a empresa ainda não tem supermercados, como Barreiro e Contagem, na RMBH.

(Fonte: Diário do Comércio)

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