GPA vai fazer ajustes no Pão de Açúcar

– 02/05/2017

Depois de reformular os hipermercados, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai fazer mudanças nas redes de supermercados Pão de Açúcar e Extra neste ano, que precisam recuperar ritmo de crescimento.

Nas próximas semanas, o GPA deve aprovar um investimento para reformar as lojas dos supermercados Pão de Açúcar (são 185 hoje), considerado o negócio com a maior rentabilidade do grupo.

"Nós priorizamos o hipermercado [Extra] nos últimos tempos. No plano aprovado para este ano fizemos um diagnóstico de Extra [supermercado] e Pão de Açúcar com medidas que devem ser tomadas nessas redes", disse o presidente do GPA, Ronaldo Iabrudi, ao jornal Valor Econômico.

Enquanto os hipermercados Extra recuperaram vendas pelo critério "mesmas lojas" (que compara o desempenho de pontos em operação há mais de 12 meses) e participação de mercado neste ano, a empresa verificou que o Pão de Açúcar apresentou um desempenho "significativamente afetado pela desaceleração da inflação no período".

Relatório do Morgan Stanley ressaltou o aumento de 2% nas vendas "mesmas lojas" de janeiro a março das redes Extra e Pão de Açúcar, além de postos de combustível, drogarias e galerias. Segundo o banco, os Supermercados Extra apuraram alta de 1% em vendas. O analista estima que o índice tenha sido negativo no Pão de Açúcar e nos minimercados a corretora Brasil Plural também estima queda.

Parte das ações do grupo agora será focada em melhora de nível de serviço dos supermercados. No Pão de Açúcar, por exemplo, a formação de filas é vista como ponto fraco. Por isso, funcionários de outros setores estão sendo treinados para fazer o atendimento em caixa quando necessário. Hoje 28% do pessoal nas lojas da rede está apto para essa atividade e a ideia é elevar esse percentual para 60%.

Nos supermercados Extra, após ouvir a opinião de clientes, o grupo decidiu reinstalar as áreas de peixaria, que tinham sido retiradas por não apresentar rentabilidade. A empresa ainda deve gastar R$ 1 milhão para comprar novos carrinhos de compra, semelhantes aos que existem na lojas do grupo controlador, Casino, na Europa.

Na sextafeira, houve teleconferência com analistas sobre os números do primeiro trimestre, e relatórios de bancos publicados ressaltaram melhora em margens e no lucro líquido da companhia (braço alimentar) acima do previsto pelo mercado. A empresa ampliou margem comercial sem perder venda. O lucro líquido atingiu R$ 81 milhões de janeiro a março versus perda de R$ 2 milhões em 2016. A margem bruta de Extra e Pão de Açúcar passou de 26,1% para 27,3% e a margem Ebitda, de 4% para 5,6%. As ações do GPA subiram 9,46% na sexta-feira.(Fonte: Jornal Valor Econômico)

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