Lote de leite condensado é proibido pela Anvisa por excesso de bactérias
Produto já havia sido interditado preventivamente pela agência em todo o país em setembro do ano passado
Por Gazeta Do Povo, Guilherme Grandi
Três meses depois de ter sido vetado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um lote de leite condensado da marca Fazendeira agora está definitivamente proibido de ser vendido em todo o país. A decisão foi tomada após a empresa Baduy e Cia Ltda., com sede em Indaiatuba (MG), não apresentar uma contraprova à interdição da Anvisa em setembro do ano passado.
Na época, a agência reguladora proibiu temporariamente a venda após uma análise apontar a presença em excesso da bactéria Estafilococos Coagulase Positiva, que pode provocar vômitos, dor de barriga e mal-estar. O laudo emitido pelo Laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro, foi contestado pela empresa através de uma nota pública, que afirmou ter feito uma nova análise do lote 0681 M1 em um laboratório de Minas Gerais. Na ocasião, a Baduy afirmou ter recolhido todo o lote interditado pela Anvisa.
Após esta nova decisão, a indústria afirmou, através de uma nota à imprensa, que não há mais nenhum produto do lote 0681 M1 no mercado, e que não recebeu nenhuma reclamação em seu serviço de atendimento ao consumidor. A Baduy informa, ainda, que todos os outros produtos continuam sendo comercializados normalmente, inclusive em supermercados de todo o Brasil.
Receita fácil de fazer com leite condensado: Bolo sabor churros
A orientação da Anvisa é de que o consumidor evite consumir este lote interditado, especialmente pessoas mais vulneráveis como idosos, crianças ou que já estão doentes. Caso se sinta lesado, procure um órgão de defesa do consumidor na sua cidade.
Veja abaixo a nota divulgada pela Baduy nesta quarta-feira (03):
“A Empresa Baduy e Cia Ltda., vem respeitosamente em resposta a publicação divulgada pela ANVISA, informar que toda a documentação e esclarecimentos foram prestados aos órgãos competentes (ANVISA e Vigilância Sanitária), inclusive já fora realizado o RECALL do produto na época do ocorrido. Informa ainda que não há nenhuma quantidade do produto em nosso estoque. Além disso, fora feito a rastreabilidade do produto e a quantidade encontrada no mercado já fora recolhida e descartada.
Insta salientar ainda que, sempre preocupados com a qualidade e a segurança dos produtos que oferecemos, exercemos um severo controle em todas as etapas do processo de fabricação dos produtos, desde a seleção dos ingredientes até a fase final de embalagem e distribuição. A qualidade e a uniformidade dos nossos produtos seguem rigorosamente os requisitos regulamentares pelo MAPA/DIPOA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
Que não houve registro(s) no SAC ou em qualquer outro órgão com reclamações do produto Leite Condensado Fazendeira com data de fabricação do dia 17/01/2017 Lote 0681 M1.
Para garantir e certificar a qualidade de nosso produto, imediatamente solicitamos a realização de laudo técnico Certificado pelo Laboratório IBERPHARM No. 140213-74 para pesquisa de microrganismos patogênicos, incluindo Contagem de Estafilococos Coagulase Positiva, NO MESMO LOTE DE PRODUTOS questionado. O LAUDO REALIZADO POR INSTITUTO COM REFERÊNCIA NACIONAL NÃO APRESENTOU NENHUMA IRREGULARIDADE.
Comunicamos também que o órgão fiscalização MAPA/DIPOA, realizou em Setembro de 2017 uma vistoria em nossas instalações fabris. Durante a fiscalização foi realizada COLETA OFICIAL DO PRODUTO LEITE CONDENSADO FAZENDEIRA LOTE 0681M1 para realização de análise microbiológica em Laboratório credenciado ao Mistério, onde conforme apresentado em anexo OS RESULTADOS NÃO APRESENTARAM NENHUMA IRREGULARIDADE DO PONTO DE VISTA MICROBIOLÓGICO.
Neste sentido, aproveitamos a oportunidade para reiterar nosso compromisso de qualidade e confiabilidade dos nossos produtos com o consumidor, e informamos que o consumo do produto não oferecia riscos para a saúde.
A Baduy e Cia. é uma empresa que está há 80 anos no mercado de produtos laticínios e se preocupa com a qualidade e com o controle microbiológico efetivo de todos os produtos e que está a disposição através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), cujo contato se encontra na embalagem de nossos produtos, para quaisquer outros esclarecimentos.”
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!