Moradores fazem ‘peregrinação’ em busca de medicamentos em farmácias municipais de Bauru

Secretário da Saúde, José Eduardo Fogolin, diz que a prefeitura está tomando as providências para que os remédios sejam entregues.

Por G1 Bauru e Marília

24/05/2017 17h37

A falta de medicamentos de todos os tipos e valores na rede pública de Bauru (SP) tem feito os pacientes fazerem uma “peregrinação” pelas farmácias municipais.

A aposentada Dirce Aparecida Marques conta que já faz seis meses que ela não consegue o remédio para o filho nas farmácias municipais de Bauru e as receitas se acumulam.

"Eu me sinto como se eu não fosse uma cidadã bauruense", reclama.

O filho tem distúrbios mentais e precisa do medicamento para controlar a ansiedade. "Ele teve pânico. Não se fechava nenhuma janela e nem a porta antes que realmente estivesse escuro. Com o remédio, ele leva uma vida praticamente normal."

Essa semana, a aposentada saiu atrás do remédio acompanhada do produtor da TV TEM. Eles foram na farmácia municipal que fica bem no centro da cidade.

Paciente:

Atendente: "Nortriptilina não tem, está em falta na rede. Esse não tem. Está em falta na rede"

Paciente: "Previsão?"

Atendente: "Então, este medicamento ele não está mais sendo produzido no Brasil, nem para comprar na farmácia a senhora vai conseguir"

Mas a aposentada Dirce mostrou que conseguiu comprar em uma farmácia.

Paciente: “Consegui"

Atendente: "conseguiu?"

Paciente: "A um preço de R$ 41,30 cápsulas"

A atendente, então, muda o discurso.

Atendente: "Vai vir, por enquanto a gente não sabe quando"

Pacientes sofrem com a falta de remédios nas farmácias municipais em Bauru

A idosa seguiu para a farmácia municipal do Jardim Bela Vista, mas a resposta não foi diferente.

Atendente: "O que aconteceu com essa medicação. Ela está com falta do princípio ativo no mercado. Então está difícil para achar até para comprar. Então quando isso acontece, a gente orienta pacientes que a prefeitura costuma ser o último lugar a normalizar o estoque. "

Sem previsão nenhuma de receber o medicamento, a atendente orienta a procurar a Justiça. A prefeitura de Bauru mantém três farmácias na cidade. Essas unidades chegam a atender mais de 30 mil pessoas por mês. O problema é que nem todo mundo que vai à farmácia, consegue voltar para casa com o que precisa.

Na farmácia da Rua Quintino Bocaiuva, pacientes também reclamaram que saíram sem medicamento. "O remédio para minha mãe que tem 80 anos já faz quatro, cinco meses que não tem", reclama o comerciante Donzílio Quaggio.

O secretário da Saúde, José Eduardo Fogolin, diz que a prefeitura está tomando as providências para que os medicamentos sejam entregues. “A aquisição de todos os itens, mas 12 não chegaram. A Secretaria Municipal de Saúde não pode substituir um laboratório sem a notificação. A Secretaria também está pedindo emprestado de outras prefeituras e hospitais para que a gente possa fornecer à população.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta