Pacientes com câncer continuam sem medicamento

Tomógrafos quebrados e interrupção no ciclo do tratamento
01/06/2017 14:21

Técnicos avaliam defeito nos tomógrafos

Os pacientes com câncer continuam enfrentando problemas e estão praticamente sem assistência. De acordo com informações de Sheila Galba, integrante do Movimento Mulheres de Peito, a falta de medicamento se tornou a maior preocupação dos pacientes oncológicos que enfrentam filas para dar continuidade ao tratamento. Segundo Sheila Galba, os medicamentos que integram o composto usado no tratamento da doença estão em falta nos dois hospitais que prestam atendimento a estes pacientes.

Ela não soube precisar a relação dos medicamentos em falta, mas destacou que o CTX, o principal para garantir o ciclo do tratamento, é campeão na relação dos medicamentos escassos na rede de atendimento. “Por que deixam faltar o medicamento? Por que só fazem a licitação quando a medicação acaba? Procuro saber, mas eles dizem apenas que estão providenciando”, ressalta Galba. “Acredito que falta um planejamento. Pedimos que haja mais um pouco de humanidade por parte dos gestores, que eles tenham compaixão com as pessoas que precisam deste atendimento”, desabafou.

Além da escassez de medicamentos, há ainda problemas no funcionamento dos aparelhos de tomografia. Segundo Sheila Galba, os três tomógrafos disponíveis no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) estão quebrados há vários dias. “São equipamentos que não servem apenas aos pacientes oncológicos. São aparelhos que também atendem aos casos de urgência”, revela.

Procurada pelo Portal Infonet, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que nesta quinta-feira, 1º, técnicos estão avaliando os problemas dos equipamentos e que pelo menos um tomógrafo deve retornar a funcionar ainda hoje. Nos outros dois, o funcionamento depende do resultado das avaliações técnicas, conforme a assessoria de imprensa.

Quanto à falta de medicamento, a assessoria de imprensa informou que posteriormente encaminharia uma resposta. Até o fechamento da matéria, não houve retorno. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta