Preço de medicamentos sobe acima da inflação: confira como economizar

Laboratórios e farmácias têm programas de fidelidade e oferecem descontos que podem chegar a 65%

por Marcela Sorosini
09/06/2017 11:11 / Atualizado 09/06/2017 13:14

RIO – Os preços de medicamentos avançaram 5,78% nos doze meses encerrados em maio, bem acima da alta de 5,78% da inflação geral, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O aumento de preços de remédios também foi mais expressivo que o da inflação geral no mês de maio e no acumulado do ano.

Na contramão desse efeito no bolso, os laboratórios farmacêuticos aumentaram seus programas de fidelidade e oferecem descontos, para clientes cadastrados, não só em remédios usados para doenças crônicas, como também em medicamentos como antibióticos e dermocosméticos. Os abatimentos podem chegar a até 65%.

O programa Mais Pfizer, por exemplo, recebeu meio milhão de inscritos desde maio do ano passado e, hoje, conta com 2,7 milhões de cadastrados que compram itens com valores menores, segundo o diretor comercial da Pfizer, Vagner Pin.

— O objetivo é oferecer suporte ao paciente e incentivar a adesão ao tratamento.

O “Merck Cuida”, da Merck, teve um aumento de 50% no número de cadastrados e possui 14 mil participantes. Gerente de marketing da Merck, Paula Coelho lembra que a parceria é benéfica para os dois lados:

— O paciente segue no tratamento. Para o laboratório, é bom oferecer esse suporte e facilitar, além de aumentar as vendas, consequentemente.

A aposentada Nilza da Costa Silva, de 80 anos, usa todas as parcerias possíveis: com laboratórios, drogarias e plano de saúde.

— Uso remédio porque tenho marcapasso e escolho pelo preço. Tenho que correr atrás, porque são caros, mesmo com todos os abatimentos. Meu problema é para a vida toda, então, preciso estar com o remédio em dia.

SITES AJUDAM NA COMPARAÇÃO DE PREÇOS

Os pacientes que querem garantir preços melhores para os remédios já sabem a receita: não se compra na primeira farmácia. O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Rio (Sincofarma-RJ), Ricardo Valdetaro de Moraes, nota o comportamento exigente dos clientes na Farmácia no Leme, da qual é sócio:

— A crise pegou todos. Até as grandes empresas passaram a oferecer descontos em remédios que não são de uso contínuo, para fidelizar os pacientes. Já o consumidor pede desconto sempre. Mesmo que não peça no mercado ou restaurante, o cliente sabe que consegue na farmácia. Ficou institucionalizado.

De acordo com o farmacêutico, os consumidores também usam ferramentas na internet que comparam os valores cobrados por medicamentos em diversas redes, como CliqueFarma, Mais Preço e Consulta Remédios. Porém, é preciso ficar atento, já que nem todas as empresas têm filiais ou entregam no Rio de Janeiro. Além disso, é preciso reparar se há cobrança de frete. Já no site FarmaPrática o cliente recebe uma cotação do item que deseja adquirir nas drogarias.

— As farmácias se adaptam à tecnologia e quem ganha é o cliente, que consegue um preço melhor — opina Ricardo.

CONFIRA OS PROGRAMAS DE DESCONTOS

LABORATÓRIOS

AstraZeneca

O Programa FazBem conta com valores reduzidos para clientes cadastrados em remédios para patologias Cardiovascular, (Hipertensão), Diabetes, Gastrenterologia, Sistema nervoso central, (Bipolaridade), e Respiratória. O cadastro é feito no site www.programafazbem.com.br e 0800-0145-578.

Merck

O programa "Merck Cuida" dá descontos de 30% a 40% no remédio Thioctacid HR, usado no tratamento contra neuropatia diabética, uma complicação perigosa do diabetes. O cadastro pode ser feito no site www.merckcuida.com.br, 0800-7723-322 ou em farmácias conveniadas.

Novartis

O programa Vale Mais Saúde conta com abatimentos em mais de 40 produtos. O cadastro é feito pelo site www.valemaissaude.com.br ou telefone 0800-8883-003. Basta informar o número de CPF, CEP, data de nascimento, telefone com DDD e a receita do medicamento com o CRM do médico.

Pfizer

O programa Mais Pfizer oferece descontos em 15 medicamentos. Para participar, o usuário deve se cadastrar no site www.maispfizer.com.br ou pelo 0800-0126-644. É preciso ter em mãos o CPF, a receita médica, o CRM do médico e o CEP de sua residência. Após a adesão, o paciente já pode usufruir os benefícios nas farmácias credenciadas.

Sanofi

Sanofi Genzyme, Sanofi Pasteur e Medley fazem parte do Programa Viva, que oferece preços reduzidos em medicamentos. O acesso ao programa é realizado pelo site (www.programaviva.com.br) ou pelo telefone 0800-2080-808

FARMÁCIAS

Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo

As redes que formam o Grupo DPSP possuem o programa de relacionamento Viva Saúde, com descontos em medicamentos e em diversos itens de higiene e beleza. O cadastro gratuito pode ser realizado diretamente em uma das lojas ou nos sites oficiais das marcas. Após a inscrição, basta informar o CPF cadastrado no ato das compras para obter descontos.

Droga Raia

No programa de fidelidade Muito Mais Raia, os clientes contam com descontos especiais na compra de medicamentos. Nas compras em perfumaria, o cliente ainda acumula pontos, que podem ser trocados por produtos nas lojas físicas. Para participar, basta levar RG e CPF na farmácia mais próxima. O cadastro é gratuito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta