Prefeitura de Ipatinga repõe 90% de medicamentos faltosos nas UBS’s

Administração de Ipatinga conseguiu reabastecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), suprindo-as com 90% de remédios essenciais à população

Logo que chegam ao Almoxarifado, os medicamentos são conferidos e direcionados para as farmácias das Unidades Básicas de Saúde

Cumpridas várias negociações com fornecedores de medicamentos com os quais o governo anterior tinha débitos desde 2016, a nova administração de Ipatinga já conseguiu reabastecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), suprindo-as com 90% de remédios essenciais à população.

Desde o final de maio, estão disponíveis nas farmácias públicas o Omeprazol (antiulceroso), Insulina NPH (antibiótico), Ácido Valpróico – 500 mg, comprimido (anticonvulsivante), Clonazepan (ansiolítico) e na Farmácia Popular, o Carbamazepina – 250 mg, comprimido.

A gerente da Seção de Assistência Farmacêutica, Ludiana Liberato, relatou que “no início do mandato tivemos diversos problemas, para o registro de preços dos itens que abastecem a rede farmacêutica. Devido a isso, a compra de 215 produtos ficou comprometida”.

A gerente esclareceu que, “superada essa dificuldade, a Secretaria de Saúde encontrou ainda, junto às empresas que ganharam o processo licitatório, vários débitos em aberto. Assim é que foi necessário ser concluído primeiro o processo de negociação desses pagamentos, para então posteriormente ocorrer a regularização para a entrega dos medicamentos”.

A diretora do Departamento de Administração do Fundo da Saúde, Vanessa Moura, destacou: “com muito esforço e, principalmente, muito planejamento, nós estamos conseguindo colocar a Prefeitura em ordem, pagando as dívidas herdadas do passado e voltando a garantir uma prestação de serviço na área da Saúde digna aos nossos munícipes. O nosso compromisso é trabalhar para que, daqui pra frente, nem os servidores e tampouco os usuários enfrentem situações semelhantes”, projeta a diretora.

Logo que chegam ao Almoxarifado, os medicamentos são conferidos pelos farmacêuticos e direcionados imediatamente para as farmácias das Unidades Básicas de Saúde do município, com sistema logístico estratégico para maior celeridade na reposição dos itens.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta