Projeto de Lei prevê implantação de Farmácia Solidária em Sinop

On 31 outubro, 2017

O Projeto de Lei de nº 139/2017, de autoria do vereador Ademir Bortoli (PMDB), em parceria com universidades públicas e entidades, têm como objetivo facilitar o acesso a medicamentos para a população carente de Sinop.

O projeto prevê que os medicamentos recebidos no centro de distribuição (Farmácia Popular) passem por triagem, sejam catalogados e selecionados de acordo com sua validade, estado de conservação e, por fim, distribuídos gratuitamente.

A Lei visa incentivar o cidadão a doar medicamentos domésticos não utilizados na totalidade, seja pelo fim do tratamento prescrito ou por compra em quantidade maior que a necessária, pois ao retirar os remédios dos lares, reduzem-se as chances de automedicação, intoxicações e destino incorreto dos medicamentos.

Para o farmacêutico, Jeandson Carneiro, é muito importante para a sociedade que uma lei como esta seja aprovada. “Essa sobra em contra partida poderá ser distribuída a população carente que precisa e não tem como adquirir medicamentos, que muitas vezes são destinados de forma incorreta pelas pessoas”, explicou Carneiro.

Ademir Bortoli salientou que o projeto, além de ajudar quem precisa de medicação e não tem condições de comprar, também promoverá a conscientização quanto à destinação correta dos remédios. “É apenas uma questão organizacional do Município. Por meio da lei haverá uma conscientização mais abrangente quanto ao desperdício e economia”, concluiu o vereador.

Ainda poderá haver doações de medicamentos dentro do prazo de validade por parte das drogarias, distribuidoras, indústrias farmacêuticas e médicos, com o intuito de atender um número maior de pessoas.

Os remédios vencidos poderão também ser entregues no centro de distribuição para que sejam devidamente descartados.

Fonte: Cenário MT

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta