Tipo de insulina usada no tratamento de diabéticos está em falta em Belém

Medicamento está em falta há cerca de um mês. 1500 pacientes estão cadastrados na rede municipal de saúde para adquirir a insulina gratuitamente.

Por G1 PA, Belém

05/06/2017 21h01

Um tipo de insulina está em falta há cerca de um mês na rede municipal de saúde de Belém. Cerca de 1500 pacientes estão sem receber o medicamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

A insulina Lantus é um dos medicamentos distribuídos para o combate á diabetes pela rede municipal de saúde da capital. No entanto, de acordo com a Sesma, o medicamento está cerca de um mês em falta e a previsão de voltar a ser distribuído gratuitamente à população é de duas semanas.

Com isso, Alcilene Souza, que é portadora de diabetes tipo 1 desde de a infância, precisa pedir ajuda a familiares e amigos para conseguir comprar o medicamento em farmácias. O produto custa em torno de R$ 120 e dura apenas uma semana.

"Ai eu tenho que me virar, pedir para um tio, uma tia, para um amigo, para mim não ficar sem tomar insulina", disse a paciente.

Alcilene já perdeu a visão por causa da doença e agora está apresentando problemas renais. Ela possui insulina Lantus para aplicar até esta segunda-feira (5). A falta do medicamento pode deixa-la bastante debilitada.

"A gente tem crise. No meu caso, que é diabetes tipo 1, eu emagreço muito. Do dia pra noite eu fico muito debilitada, não tenho força. Eu já fiquei sem insulina e fui bater no hospital. Eu fiquei internada muitos dias por causa disso", contou Alcilene.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta