Vendas de flores em supermercado será assunto no APAS Show 2017
Há dez anos, as flores alcançaram as prateleiras dos supermercados para facilitar o acesso dos consumidores a produtos que embelezam o ambiente e também presenteiam. O crescimento das vendas nesta modalidade representa a 15%
Produtores de flores e plantas ornamentais e supermercadistas comemoraram os resultados obtidos da parceria firmada há pouco mais de uma década. Ao comercializar a vasta diversidade de flores nas lojas de supermercados, o crescimento de ambos os segmentos foi exponencial – na margem de 15% ao ano. E, devido ao potencial desta modalidade de vendas, durante a APAS Show 2017 as flores receberão destaque com o "Projeto Especial Flores". O evento será realizado de 02 a 05 de maio, no Expo Center Norte.
Antes, os produtos que apenas eram encontrados em floriculturas, agora estão mais acessíveis aos consumidores, e melhor, a um preço que cabe no bolso. A facilidade dos supermercados para entregar flores ao consumidor é um dos agentes que favorecem o sucesso desta comercialização, que ao longo deste tempo passou por diversas melhorias, a exemplo da conservação dos produtos enquanto estão à venda.
Por se tratar de um artigo perecível e frágil, a qualidade e o tempo de vida após a venda foram observados, sobretudo, por parte dos produtores, que investiram em treinamento e informação para os funcionários das redes de lojas. "A disposição para a compra de flores existe, porém, as decisões são mais criteriosas. Não há tolerância para amadorismo e falta de qualidade. Este ritmo é salutar pois oferece perspectivas para um trabalho sério e consistente por parte dos produtores, sobretudo da Rosas Reijers – referência neste assunto", disse o diretor de produto da Rosas Reijers, Gustavo Franco Vieira.
Através dos supermercados, o consumidor é ainda melhor atendido, fortalecendo a confiança para novas compras. Só a Rosas Reijers atende mais de 300 lojas e 40 marcas distintas espalhadas por todo o Brasil. "As demandas por flores existem a qualquer dia e hora, afinal, sempre surge uma oportunidade para consumir flores, seja para celebrar algo (aniversários, nascimentos, agradecimentos) ou simplesmente decorar a casa", destacou Vieira. "E tudo isso, ao alcance dos consumidores de forma simples".
Outro ponto interessante desta parceria são as datas comemorativas, nas quais a procura por flores crescem consideravelmente. Nas principais datas do ano para o setor florista – Dia das Mulheres e Dia das Mães -, as vendas aumentam de 100% a 200%. Em Dia de Finados, os supermercados esperam por, no mínimo, 15% de crescimento. Parceria que comprova a boa rentabilidade para as duas partes desta cadeia.
Durante a APAS Show 2017, a Rosas Reijers falará sobre este assunto e apresentará seus mais novos produtos: a rosa negra e a gipsofila colorida, itens produzidos no Ceará. "Aproveitaremos para valorizar o potencial do Nordeste para a produção de tais flores, uma vez que a terra e o clima são favoráveis. Apresentaremos uma realidade desta região que pouca gente conhece", encerrou Vieira.
De acordo com a organização – a Associação Paulista de Supermercados -, o crescimento da distribuição de flores e plantas é explicado pela capacidade de ofertar preços mais baixos aos consumidores (dado o poder de barganha junto aos fornecedores – negociações em larga escala) e ao forte incentivo ao consumo por impulso, uma vez que as flores são atraentes e, geralmente, oferecidas nos checkouts.
Sobre a Rosas Reijers
Com duas fazendas em atividade (Itapeva, MG, e São Benedito, CE), a Rosas Reijers é considerada a maior produtora de rosas e gipsofilas do País. São mais de 30 anos de atuação, sempre na busca pela inovação e qualidade de seus produtos por meio de métodos sustentáveis de produção. A Rosas Reijers é certificada pela MPS – Método de Produção Sustentável -, com 98,8 pontos – a maior nota entre 4.100 produtores inscritos em todo o mundo (50 países).
A empresa produz mais de 50 tipos de rosas – em diversas cores, formas, perfumes, tamanhos etc, além de alstroemerias, gipsofilas, lírios, gérberas, lisianthus, boca de leão, plantas em vasos variados, buques e arranjos.
A Rosas Reijers também se destaca pelas ações socioambientais que desenvolve e pela preocupação que manifesta com seus funcionários, bem como, com as regiões onde atua.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!