Vendas no Natal foram positivas; supermercado e vestuário estiveram em alta

Conjuntura / 28 Dezembro 2017

No período entre 18 e 24 de dezembro, as vendas totais no varejo brasileiro registraram alta de 4,5% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Este é um dos resultados do Indicador de Varejo da Mastercard – Spending Pulse – que informa sobre os gastos no varejo e o desempenho do consumo. Os setores que mais comemoram a alta nas vendas são supermercados com 2,9% e vestuário com 3%.

De acordo com César Fukushima, economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, 2018 registrou o melhor natal dos últimos dois anos, cenário que deve se manter no curto prazo.

– A perspectiva é de melhora gradativa no comércio varejista e, aos poucos, o consumidor passa a ter uma percepção de mais otimismo no cenário econômico reflexo da queda na taxa de juros e do desemprego combinado ao aumento no crédito e redução no endividamento das famílias – analisa.

Bom desempenho do comércio eletrônico – Dados da Linx+Neemu+Chaordic mostram que as lojas virtuais apresentaram bom desempenho nas compras de final de ano, especialmente no segmento de moda.

Foi analisada a performance de grandes varejistas do segmento de moda no Brasil. Ao final do estudo, que compreende o período entre 4 e 24 de dezembro, a conclusão foi que as visitas ao comércio eletrônico tiveram um aumento de 14% em relação ao ano passado. Quanto às vendas, houve crescimento de 20% neste mercado.

O levantamento indicou ainda que o consumidor passou a antecipar suas compras de final de ano. De acordo com a análise da Linx, a receita do período ocorreu mais cedo que no ano passado. Segundo a empresa, as duas primeiras semanas de dezembro apresentaram pico nas vendas.

No que diz respeito ao número de itens comprados por transação, houve aumento de 2,4% de produtos por pedido. No segmento analisado, o tíquete médio foi mais alto em relação ao mesmo período do ano passado. O estudo mostra que o valor pago por itens de vestuário aumentou 11% em relação a 2016.

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