DMCard implanta ferramenta de CRM da Rede Farmaconde

Terça, 31 Outubro 2017 00:00 Escrito por Redação

Além de administrar cartões private label, empresa inicia trabalho de inteligência baseado no perfil dos clientes de seus parceiros

A DMCard é uma das líderes do segmento de administração de cartões de crédito de marca própria, o private label. Com histórico de uma companhia especializada no varejo, toda essa expertise também é aplicada em soluções de outras necessidades de seus parceiros, como a implantação e gestão estratégica de ferramentas de CRM. O mais novo usuário desse produto DMCard é a rede de farmácias Farmaconde, uma das maiores do país.

"A rede Farmaconde é um parceiro muito importante para a DMCard, pois foi com ela que inauguramos nossa entrada no segmento do varejo de farmácias. Agora, com a implantação do CRM, estamos inaugurando uma nova fase no relacionamento com esse mercado", explica Denis César Correia, diretor executivo da DMCard. "A partir de agora trazemos os holofotes para o trabalho de inteligência sobre o comportamento dos consumidores, que dará suporte em tomadas de decisões importantes que vão desde ações personalizadas para cada perfil de cliente, até a logística de organização das gôndolas e negociação com fornecedores", completa.

A Farmaconde é uma rede de farmácias com lojas espalhadas por 70 cidades do estado de São Paulo, totalizando 179 unidades. Todas elas emitem o cartão próprio "Cliente VIP Farmaconde" administrado pela DMCard, e a partir de agora passam a contar com ferramenta própria de CRM gerenciada pela empresa de São José dos Campos em todos os endereços.

A iniciativa tem como objetivo entregar a todos os gerentes das lojas informações sobre o hábito de compra de seus frequentadores, permitindo, assim, a criação de campanhas personalizadas e relevantes para os diferentes perfis de clientes existentes. Outras funcionalidades incluem a visualização dos melhores clientes, clientes fiéis ou clientes em abandono, plotagem dos clientes em mapas, segmentações por rentabilidade e/ou perfil e produtividade dos caixas no processo de identificação.

Essa ferramenta sanará uma grande dificuldade do varejo em geral que é o cliente entrar e sair da loja anônimo. A plataforma desenvolvida pela DMCard possibilita, através da coleta do CPF do cliente no check-out, o acompanhamento das compras ao longo do tempo, podendo criar um histórico de consumo e traçar um perfil de cada um dos clientes que se identificam. Depois, com esse histórico mapeado e estudado, um algoritmo pode direcionar ofertas exclusivas para aquele CPF.

Para o diretor financeiro da Farmaconde, Mario Muniz, a plataforma se soma a outras iniciativas de melhorias de gerenciamento, como a implantação de uma ferramenta de BI e o reforço de treinamento das equipes de loja. "O mercado está bem competitivo, e através dessas iniciativas buscamos entregar uma melhor experiência de compras para nossos clientes", comenta.

Carlos Kussler, gerente de CRM e Fidelidade da DMCard, comemora a implantação. Segundo ele, a tecnologia atual permite o uso de inteligência artificial para monitorar o comportamento dos clientes e melhorar o relacionamento. "Identificar o cliente no holofote é o primeiro passo. Depois, com a plataforma que desenvolvemos nos últimos dois anos, podemos realmente conhecer o cliente, identificar padrões e criar um relacionamento verdadeiramente relevante entre empresa e cliente. Além disso, conhecendo e monitorando esse histórico, conseguimos oferecer crédito para aqueles clientes desbancarizados ou em situação de inadimplência no mercado".

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