Empresa de produtos naturais retoma expansão comercial

Com quase 40 anos de mercado, Montan conclui modernização da fábrica na Baixada, muda layout de suas embalagens e planeja retomar exportações

Rio de Janeiro – Alimentação saudável e Rio de Janeiro são quase sinônimos para o mercado de produtos naturais. A cidade é o principal consumidor do setor no país e, para a Montan, não é diferente. A empresa de produtos naturais acaba de concluir uma grande reestruturação e hoje tem 99% das vendas concentradas na capital.

Com quase 40 anos de atuação, a companhia finalizou o processo de modernização da sua unidade em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com maquinário totalmente computadorizado, a Montan também terá novo layout das suas embalagens e contratou o apresentador e ator Marcio Garcia para ser o embaixador da marca.

Todo esse processo fez parte da estratégia de repensar a empresa como um todo. A companhia, que nasceu em São Paulo em 1978, só se estabeleceu após a mudança para o Rio nos anos 1980, com distribuição nacional e produtos exportados para fora do país.

Em 1995 veio a mudança no quadro societário e novo planejamento. Ao longo do tempo, o plano exigiu uma "freada" estratégica da parte comercial para reestruturação da empresa e da fábrica, adquirida em 2002.

Fábricas

A unidade de Caxias – e também a de Campos dos Goytacazes (norte fluminense), comprada em 2006 – ainda passaram por outra modernização, há três anos. Ao mesmo tempo, a empresa reforçou o quadro de pessoal, com a contratação de executivos para a linha de produção e a área comercial.

"Foi um plano para repensar a marca, com novas estratégias, novo maquinário e modernização das embalagens. Tudo alinhado com um planejamento de marketing, que também trouxe executivos de peso no mercado para a frente de produção e para a frente comercial", explica a diretora Executiva da Montan, Priscila Martins Dias Carvalho.

Hoje, a empresa faz 47 produtos naturais diferentes, entre grãos cereais, farinhas, açúcares e sementes. As vendas se concentram no Rio, mas a distribuição também se dá em São Paulo e ainda este ano a marca voltará a atuar em Minas Gerais e Espírito Santo. O retorno das exportações também esta em andamento, com negociações de venda para os Estados Unidos e planos para a Espanha.

"Voltamos a expandir nossa frente comercial e já começamos a falar de exportação e de um comercial mais robusto em nível nacional", avisa Priscila.

Mas é em casa onde o mercado de alimentação saudável cresce a olhos vistos. O Brasil é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas naturais no mundo, com crescimento de 20% ao ano e faturamento na casa dos US$ 35,5 bilhões.

O Rio é estratégico, não só por concentrar as vendas da marca, mas pelo potencial. Os produtos da Montan estão nas principais redes varejistas da cidade e a ideia é ampliar o portfólio, com novas linhas de alimentos.

"O Rio é um mercado totalmente diferente. São Paulo tem preocupação com alta gastronomia, mas não necessariamente saudável. No Rio a preocupação com o saudável e o cuidado com o corpo e a estética são muito fortes", compara a diretora Executiva.

Fernando Miragaya

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta