Farmácia da Gente participará de Campanha Nacional pelo uso racional de medicamentos

Farmácia da Gente” receberá doações de medicamentos

Nesta sexta-feira, 5 de maio, o Fundo Social de Solidariedade, por meio do programa “Farmácia da Gente”, participará junto ao Centro Acadêmico, docentes e funcionários da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP (FCFRP-USP), da “Campanha Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos”. O evento acontece na Praça XV de Novembro, das 9h às 16h.

“Cinco de Maio: Pelo Uso Racional de Medicamentos” é uma campanha realizada em todo o país em que estudantes e farmacêuticos demonstram à população a importância desse profissional não só na promoção do uso correto de medicamentos, mas também a busca da qualidade de vida do paciente.

O objetivo é informar, alertar e orientar a população sobre a maneira correta de usar os medicamentos, abordando e esclarecendo temas como riscos da automedicação; importância da presença constante de um farmacêutico nas farmácias e drogarias para orientar permanentemente as pessoas sobre o uso correto, horários de tomada, ingestão de alimentos e bebidas alcoólicas durante o tratamento, riscos da perda da qualidade e eficácia quando não bem acondicionados e uso inadequado de plantas medicinais destacando, ainda, a importância de relatar aos médicos e farmacêuticos qualquer reação indesejável provocada pelos medicamentos.

A população também receberá orientações sobre fotoproteção, hábitos saudáveis de vida e cuidados com a saúde, além de informações referentes ao controle das principais doenças crônicas. Será, ainda, realizado o rastreamento de doenças crônicas por meio da medida da pressão arterial e glicemia capilar e será feito o encaminhamento médico para as Unidades de Saúde de Ribeirão Preto.

Haverá uma simulação, em ambiente com os cômodos de uma casa, com o objetivo de trabalhar junto à população a maneira e o local corretos de armazenar seus medicamentos dentro de casa, além da importância do descarte em locais adequados, evitando problemas ao meio ambiente.

Outra preocupação dos organizadores, quanto ao uso correto de medicamentos, está relacionada com a sobra dos mesmos, facilitando a automedicação. Para contribuir com o uso racional dos medicamentos, a “Farmácia da Gente”, do Fundo de Solidariedade receberá doações de medicamentos (dentro do prazo de validade) de distribuidoras, clínicas, instituições e de munícipes, que após passarem por rigorosa triagem, poderão ser disponibilizados a outras pessoas, mediante apresentação de receita médica.

A Farmácia da Gente conta com a colaboração de todos para que o projeto continue contribuindo com o tratamento dos pacientes que não possuem condições de comprar esses medicamentos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta